Luiz Carlos Molion

Maceió/AL


Luiz Carlos Molion

Luiz Carlos Baldicero é meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas.




Vídeos



Luiz Carlos Baldicero é meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas -UFAL , PhD em Meteorologia e pós - doutor em Hidrologia de Florestas.

Conhecido como o cientista que não se curva aos ambientalistas radicais é também representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial - OMM.

É defensor da polêmica tese de que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global.

Molion tem mais de 30 artigos publicados em revistas e livros estrangeiros e mais de 80 artigos em revistas nacionais e congressos, sendo a maioria absoluta publicada a partir do ano de 1995, em particular sobre impactos do desmatamento da Amazônia no clima, climatologia e hidrologia da Amazônia, causas e previsibilidade das secas do Nordeste, mudanças climáticas globais e regionais, camada de ozônio e fontes de energias renováveis.

Foi cientista - chefe nacional de dois experimentos com a NASA sobre a Amazônia. Aposentou-se do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE/MCT, onde atuou de 1970 à 1995 e foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas durante praticamente todo o período, como Pesquisador Titular III.

Entre 1990 e 1992, foi presidente da Fundação para Estudos Avançados no Trópico Úmido - UNITROP, Governo do Estado do Amazonas, em Manaus, onde desenvolveu pesquisas sobre desenvolvimento sustentado, em particular o biodiesel, combustível renovável feito de óleos de palmáceas nativas.

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1969), PhD em Meteorologia, University of Wisconsin, Madison -1975, pós-doutorado em Hidrologia de Florestas, Institute of Hydrology, Wallingford, UK -1982 - e foi fellow do Wissenschaftskolleg zu Berlin, Alemanha (1989-1990).

É Pesquisador Sênior aposentado do INPE/MCT e é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, foi professor palestrante convidado da Western Michigan University de 15 a 30 de janeiro de 20017 , e é professor de pós graduação da Universidade de Évora, Portugal.

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Dinâmica de Clima, atuando principalmente em variabilidade e mudanças climáticas, Nordeste do Brasil e Amazônia, e nas áreas correlatas energias renováveis, desenvolvimento regional e dessalinização de água. É membro do Grupo Gestor da Comissão de Climatologia, Organização Meteorológica Mundial - MG/CCl/WMO.

Temas de Palestras:

- Sustentabilidade / Meio Ambiente;
- Educação / Educadores;
- Mudanças Climáticas;


AT 11-09
Mande-nos uma Mensagem