Bruno Souza - JavaMan

São Paulo/SP


Bruno Souza - JavaMan

Bruno Souza é Consultor da Summa Technologies e especialista em Cloud Computing na ToolsCloud. Conhecido como “JavaMan”, Bruno é evangelista Java e open source, e trabalha no fortalecimento de comunidades de desenvolvedores.




Vídeos



Bruno Souza é Consultor da Summa Technologies e especialista em Cloud Computing na ToolsCloud. Conhecido como “JavaMan”, Bruno é evangelista Java e open source, e trabalha no fortalecimento de comunidades de desenvolvedores.

Como diretor mundial de Open Source na Sun Microsystems, coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris.

Fundou e foi presidente do SouJava, onde ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java. Desenvolvedor Java desde o surgimento da tecnologia, participou de alguns dos maiores projetos Java do país.

Palestrante de renome internacional, realizou centenas de apresentações em todo o mundo. Bruno é Diretor da Open Source Initiative (OSI), onde discute a evolução do movimento open source, Presidente do Instituto Campus Party onde fomenta inovação no Brasil e Coordenador do Nuvem, o Núcleo de Pesquisas em Virtualização e Mobilidade do LSI/USP.

Projetos:
 
JRex - Java Remote Experience. O JRex é um projeto iniciado pelo pessoal do IAP, e que visa estudar uma série de tecnologias Java em um contexto de desenvolvimento de uma aplicação real. Por diversos motivos (explicados no site), a aplicação que vem sendo desenvolvida, o TIME - Traffic Information Management Environment - é uma aplicação para coleta e disponibilização de informações de trânsito. Se você tem interesse em aprender não apenas Java, mas uma série de tecnologias e conceitos de programação, esse projeto com certeza será de grande valia.

TIDE - TrueIDE, A Busca pela Verdadeira "IDE".
Eu tenho uma certa "bronca" com a maioria das chamadas IDEs. IDE virou sinônimo de "ferramenta-mais-ou-menos-visual-com-compilador-e-debugger-integrado". Para mim, o conceito de Integrated Development Environment vai além de uma ferramenta, e atinge todo o ambiente de trabalho. Isso inclui em especial integração com uma série de ferramentas que não fazem parte das IDEs tradicionais, e com as quais a maioria das IDEs tem sérios problemas de integração. No TIDE eu procuro definir uma integração de várias ferramentas que me tragam o ambiente ideal para desenvolvimento de aplicações Java. Venha dar a sua contribuição!

Uso de Java na criação de sites - 
Esse próprio site é uma experiência interessante, no qual estou tentando aplicar uma série de tecnologias Java na construção de um site web. No processo, estou criando e integrando desde ferramentas de criação de páginas, geração automática de páginas HTML, uso de Servlets em ambiente de web hosting, bancos de dados e tudo o mais que eu conseguir. As ferramentas que estão sendo definidas e criadas serão discutidas e disponibilizadas.

O Uso de EJBs em Ambiente de Web Hosting .
Esse é um projeto extremamente interessante, que está enontrando certas dificuldades (especialmente de tempo) para sair do papel. O objetivo é definir ferramentas, tecnologias e procedimentos para permitir a utilização de EJBs em ambiente de Web Hosting.
 
Temas de Palestras:
 
- Tecnologia
- Desenvolvedores e programadores
- A Era da Participação
- Alta Disponibilidade
- Escalando o Pé de Feijão - Escalando o Pé de Feijão
- Maior Sucesso, Menor Risco: Ferramentas Open Source para Desenvolvimento de Software
- Computação em Nuvem – Você é Livre para Voar?
- O Desenvolvedor Java do Futuro
- A Tecnologia Java, Livre!
- Inclusao Digital, Tecnologia para Todos
 
AT 10-08
 
Mande-nos uma Mensagem