Carlos Tramontina

São Paulo/SP


Carlos Tramontina

Carlos Tramontina apresenta o Jornal "SPTV-2ª Edição". Ele também apresenta e edita o "Antena Paulista", programa que é apresentado todo domingo pela manhã e que enfoca reportagens especiais sobre São Paulo.




Vídeos



Carlos Alberto Tramontina , cedo ele transferiu-se para a capital paulista e fez os estudos  superiores na FAAP-Fundação Armando Alves Penteado, em 1977. Formou-se em jornalismo.E essa foi sempre a sua profissão. 

Começou a trabalhar desde cedo e foi estagiário do departamento de imprensa da Voskswagen, em São Bernardo do Campo. Assim que terminou a faculdade, já ingressou na TV Globo.

Foi repórter do" Bom Dia São Paulo." Também participava do programa:" Café da Manhã", entrevistando diversas personalidades.Em 1970, Tramontina foi convidado pela Globo, para fazer matérias especiais para o "Jornal Nacional".

Em 1986,ele tornou-se sub-editor do "Bom Dia São Paulo". No final da década de 80, passou a editor chefe desse telejornal.  

Em 1992, durante as comemorações do aniversário da cidade de São  Paulo,Tramontina transmitiu o telejornal do Parque do Ibirapuera. Foi uma experiência pioneira e que deu muito certo. 

De outra feita, transmitiu o programa de um helicóptero. Também Tramontina foi convidado pela direção da emissora para visitar várias afiliadas do interior e de outros estados, para passar treinamento aos repórteres.

Isso lhe deu muito gabarito e prestígio junto aos colegas. No início dos anos 90, Tramontina assumiu a apresentação do programa:"São Paulo Já", que foi um programa-piloto, para começarem os jornais locais.

Isso passou a ter duas apresentações diárias. Só em São Paulo eram já 500 municípios paulistas e todos contavam com a colaboração das afiliadas do interior.

Em 1995, Carlos Tramontina recomeçou a fazer matérias especiais para os jornais da Globo. Em 1998, assumiu a apresentação da segunda edição do "SPTV".

Depois passou a apresentar o "N De Notícias", que enfocava o principal assunto da semana.Em 2000, durante três meses,  ele ficou apresentando o "Jornal da Globo", até que foi contratada para ele Ana Paula Padrão.

Depois Tramontina retornou ao "SPTV-2ª Edição".  Ele também apresenta e edita o "Antena Paulista", programa que é apresentado todo domingo pela manhã e que enfoca reportagens especiais sobre São Paulo.

Além do jornalismo, Carlos Tramontina adora alpinismo. Ele publicou várias matérias sobre isso e o livro:"A Morada Dos Deuses- Um Repórter Nas Trilhas Do Himalaia", relatando suas últimas experiências à respeito das viagens. Além desse seu último livro, ele publicou: "Entrevista-Arte e História dos Maiores Apresentadores da TV Brasileira". 

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.

Temas de Palestra: 

- Media Training 

Tipos de Trabalhos:

- Media Training
- Mestre de Cerimônias
- Apresentadores
- Jornalistas

AT 12-09
Mande-nos uma Mensagem