Claudio Tomanini

São Paulo/SP
Veja o Perfil Completo

Claudio Tomanini

Cláudio Tomanini é consultor e professor de pós-graduação e MBA, nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico do IBMEC, FGV, SSJ, além de outras reconhecidas instituições brasileiras. Reconhecido pelo seu dinamismo e oratória, promove reflexão e mudança nos indivíduos e nas corporações. Integra humor, vida pessoal e profissional com conteúdo pragmático e sustentável.


Vídeos



Artigos


Canais de vendas o que é e qual usar
CRM o que é e como usar?
Facebook anuncia Marketplace
Marketplace o que é e como posso usar no meu negócio
O que é realidade exponencial e como isso nos influencia
Quais são os segredos de uma mente milionária?

Canais de vendas o que é e qual usar


Qualquer empresa que deseja fazer sucesso precisa apostar em diferentes canais de vendas. Confira quais são os meios mais populares atualmente, e como usá-los de maneira eficaz no seu negócio.

Os canais de vendas são todas as abordagens e meios que uma empresa pode utilizar para fechar negócios. Atualmente, existem uma grande variedade de possibilidades para se gerar vendas.

Por conta da Era Digital, vários novos meios acabaram surgindo. Hoje, um empresário tem a internet a sua disposição para vender das mais diferentes maneiras. São tantas plataformas e recursos que fica até difícil enumerar todas.

Não é à toa que o número de empresas só tem aumentado no Brasil. Para se ter uma ideia, a quantidade de novos negócios cresce, em média, 1,5% no país. Esse crescimento aconteceu porque o mercado se tornou bem mais atrativo.

Contudo, para se manter sólido dentro desse cenário, é muito importante utilizar diferentes canais de vendas. Isso porque, existem vários tipos de consumidores, e cada um deles deve ser abordado de uma forma diferente.
Quais os melhores canais de vendas?

Atualmente, existem vários canais de vendas que você pode utilizar. Tudo vai depender do seu tipo de negócio. Para te ajudar, nós separamos alguns dos mais populares atualmente.

    E-commerce

É uma das plataformas de venda mais eficazes da atualidade. Isso porque, ela não possui barreiras geográficas. Você pode vender para qualquer pessoa no mundo, de forma rápida simples e fácil.

Outra vantagem dessa modalidade é que você pode fortalecer a identidade da sua marca por meio de ações de marketing digital. Dessa maneira, você conseguirá se destacar da concorrência.

Além disso, o investimento para se abrir uma loja virtual é muito menor do que uma física, por exemplo. Isso porque, você não precisará se preocupar com questões como: luz, água, local, aluguel, vitrines, araras, prateleiras, funcionários entre outros fatores.

    Marketplace

É uma modalidade de vendas que funciona de maneira parecida com a loja virtual. No entanto, nesse canal, você não é o dono, mas, um dos fornecedores do catálogo.

Pense no marketplace como um grande shopping. Ele reúne várias empresas e marcas em um único lugar. Assim, é possível ter uma grande infinidade de produtos a disposição.

    Representantes comerciais

Esse também é um dos canais de vendas mais utilizados atualmente. Isso porque, eles oferecem um atendimento mais personalizado, uma vez que conhecem o segmento de atuação.

Mais do que isso, eles conseguem dar mais atenção para o cliente. Por meio desses profissionais, é possível criar uma relação de confiança com o consumidor, de modo que a identidade de marca fique fortalecida.

Outra vantagem dos representantes comerciais é que eles geram menos encargos sociais. Logos, eles são uma maneira mais barata de gerar um atendimento local.

    Telemarketing

Esse é um dos canais de vendas mais tradicionais da atualidade. Geralmente, são utilizados por empresas que oferecem serviços ao invés de produtos. São extremamente eficazes, contudo, geram custos maiores.

Vantagens de se usar os canais de venda no seu negócio

Além de serem essenciais para qualquer empresa, os canais de vendas também oferecem uma série de vantagens para a marca. Confira abaixo alguns dos benefícios.

    Melhora o relacionamento com os clientes;
    Ajuda a criar uma identidade sólida entre os consumidores;
    Podem ser facilmente adaptados para qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou segmento;
    Auxilia na propagação da marca;
    Gera mais rendimentos para a empresa.

Por conta disso, esses meios de se relacionar com os clientes são essenciais para qualquer empresa que deseja se destacar entre os concorrentes. É por meio deles que é possível solidificar a relação empresa/consumidor.

Como escolher o canal de vendas ideal para o seu negócio

Com tantos canais de vendas disponíveis atualmente, fica difícil saber qual o ideal para o seu tipo de negócio. Para te ajudar nessa decisão, nós separamos algumas dicas de como escolher o meio ideal para a sua empresa.

    Opte por canais digitais. Eles têm um alcance maior e demandam de menos investimentos;
    Veja qual é o orçamento que a sua empresa tem à disposição;
    Qual é o seu público-alvo?
    Qual o segmento de atuação do seu negócio?
    Que tipo de retorno você deseja ter?
    Você tem estrutura para comportar canais de vendas maiores?
    Você oferece produtos ou serviços.

Se você atua com serviços, o ideal é escolher meios digitais para divulgar o seu portfólio. Agora, se você vende produtos, o ideal é mesclar tanto digital quanto físico.

Por exemplo, você pode ter um e-commerce onde venda seus itens, mas, também, ter uma equipe de representantes comerciais. Assim, você conseguirá atingir diferentes tipos de públicos, bem como gerar mais receitas.

Lembre-se sempre que os canais de vendas são essenciais para qualquer empresa. Não importa qual o seu segmento ou porte, é por meio dessas plataformas que você conseguirá alavancar o seu negócio.




Mande-nos uma Mensagem