Clemente de Nóbrega

Rio de Janeiro/RJ
Veja o Perfil Completo

Clemente de Nóbrega

Clemente Nóbrega, é um dos mais destacados especialistas em estratégia empresarial de nosso país. Físico e Engenheiro Nuclear por formação, com MBA Executivo da COPPEAD/UFRJ, cursou, na Harvard Business School, o Strategic Marketing Management.


Vídeos



Artigos


A informação quer ser livre
Falta engenharia na saúde
Fazer o que é preciso para que as pessoas comprem
Inovar é acertar por subtração – quase sempre

Fazer o que é preciso para que as pessoas comprem


tomarket

O termo “marketing” é curioso. Como você o traduziria ?O verbo “to market” quer dizer o quê? A tradução literal seria “mercadar”, significando “colocar no mercado”, “fazer ser adotado por um mercado”. Repare que denota um movimento, um senso de “eu ofereço e você aceita minha oferta”(pagando, claro); uma ação deliberada de minha parte para despertar em você o desejo de comprar de mim (se não gostar, devolvo seu dinheiro).  Não tem tradução literal em nenhuma língua ,eu acho.Deve ser porque a ação q o verbo define não existia originalmente (em português falamos “fazer marketing”). Marketing é uma invenção americana. É impossível entender a essência do significado de “marketing” sem considerar a cultura deles. Obviamente, não estou falando do instinto de comprar e vender, que é parte da natureza humana, mas da maneira de organizar, implantar e gerenciar a produção de uma coisa com o objetivo de vende-la a outros. Esse talento (ou pecado), talvez seja parte da explicação do poderio que têm. Talvez não seja mera coincidência que o país mais rico do mundo seja justamente o que inventou as noções de gestão e de marketing como disciplinas, ou seja, como conhecimentos que podem ser codificados e transmitidos, entendidos e praticados por qualquer um.

Mande-nos uma Mensagem