Moda e sustentabilidade: o novo trending do momento


O trending da moda atual é pensar na sustentabilidade. Pensar no futuro do planeta está cada vez mais em pauta, inclusive no mundo fashion. Tudo isso está conectado ao conceito de upcycling, que significa transformar o que seria descartado em algo novo, em um novo produto.

As pessoas estão gradualmente mais antenadas com questões ambientais. Está havendo uma preocupação cada vez maior sobre como o os produtos estão sendo fabricados e como estão sendo consumidos.

Há grandes marcas da moda que já estão pensando assim também. A Osklen, marca brasileira, sob o comando criativo de Oskar Metsavaht, veio para mostrar que sustentabilidade e looks fashion podem andar lado a lado facilmente. Recentemente, a empresa lançou uma belíssima coleção chamada “As Sustainable as possible” (Tão sustentável quanto possível), com uma mistura que vai de couro do peixe Pirarucu até fios de PET, passando por algodão orgânico certificado e sobras de tecido e de fios. Tudo muito urbano e moderno, com camisetas, moletons de neoprene, vestidos e calças práticas e muitos acessórios,inclusive, com adereços Swarovski em bolsas e aviamentos.

Até mesmo marcas de fast fashion como a Renner, a maior varejista de moda do país, estão aderindo à ideia sustentável. A marca lançou o selo Re – Moda Sustentável que conta com peças feitas de matérias-primas e tecnologias menos impactantes ao meio ambiente, como o algodão certificado e o liocel, fibra de origem renovável extraída da madeira. Além disso, há também a coleção de jeans reciclado chamada Re-Jeans, que foi produzida a partir do reaproveitamento de resíduos gerados pela própria cadeia de fornecimento da Renner.

Isso nos faz pensar: por que não aproveitar materiais que seriam descartados e ressignificá-los com uma nova utilização? Pense no impacto positivo que isso pode ter não só no meio ambiente, mas também no seu negócio! Isso também inovar. Inovação com propósito.

Essa é uma dica valiosa para você que empreende no mundo fashion. Quanto do seu material é descartado, gerando poluição e até mesmo prejuízos financeiros para você? Por que não dar outra vida a esses materiais? As sobras de tecido podem gerar outras roupas ou até mesmo decoração. O melhor de tudo é que isso não diminui em nada a qualidade ou valor da sua peça, e sua empresa ainda ganha status de responsabilidade ambiental. E, olha, isso pode ser uma ótima solução criativa e financeira para o seu negócio!


TEMAS