Branding: como fazer uma gestão de marca incrível e conquistar seu lugar no mercado


Uma boa gestão de marca é fundamental na conquista de resultados nos negócios. Marcas líderes sabem muito bem disso e é, justamente por essa razão, que muitas delas estão entre as favoritas dos consumidores.

Dar atenção total a isso não se trata de mero capricho. Estamos falando de uma exigência de mercado. Por isso que, se você quer garantir um lugar especial no coração e na mente dos consumidores, precisa aprender mais sobre branding.

O que é branding?

Branding ou brand management, em português, significa gestão de marcas. É a área que cuida de elementos, tais como nome, imagens e ideias associadas ao negócio, incluindo símbolos, slogans, logotipos e outros elementos da identidade de uma marca.

Branding também se refere ao trabalho ou ao conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado. A formação de uma imagem de tudo o que diz respeito ao negócio, serviço ou produto é consequência de um bom trabalho de branding.

Aliás, vale destacar que quando a identificação positiva de uma marca se torna forte o bastante, ela passa a valer mais do que o próprio produto. E este é um dos motivos que você não pode deixar a desejar com a gestão da sua marca.

Como fazer uma excelente gestão de marca?

Primeiramente, construir uma marca poderosa significa muito mais do que construir uma promessa. Uma boa estratégia da marca precisa ir além da publicidade e da comunicação, moldando e diferenciando os pontos de contato com o consumidor.

A marca precisa cumprir seu papel em todos os pontos, do conceito,da promessa à atração, do engajamento à venda, da venda ao relacionamento com o cliente. As marcas de maior sucesso são completamente coerentes na gestão de todos seus ativos, de forma inovadora, consistente e relevante.

Aliás, este é um bom ponto para tratarmos : O  DNA…

O DNA de uma marca é como nos seres humanos, o que diferencia uma marca da outra. Ele é formado por diversas características próprias que, ao se ligarem, formam um conceito único. É a partir daí que devem surgir todas as estratégias de marketing.

Você pode executar ações específicas e mudar muitas estratégias, mas o DNA de sua marca deve permanecer. Isso colabora para que o trabalho de branding tenha uma perenidade mais efetiva e que o efeito cumulativo daquilo que você investiu seja maior.

Como trabalhar o seu Branding

Existem diversas formas de você gerir e medir o valor da sua marca. Para começar, é importante dividir os pontos em aspectos internos e externos.

No que diz respeito a valores internos, você pode perceber que sua marca está bem conhecida, reconhecida e absorvida através de elementos como:

Conhecimento – O quanto as pessoas compreendem os valores e objetivos da sua marca

Proteção – O quanto ela está protegida

Comprometimento – O quanto os colaboradores se comprometem com o que a marca defende

Capacidade de adaptação – O quanto a marca está alinhada ao mercado?

Em relação aos fatores externos, podemos listar as seguintes questões para a avaliação do seu trabalho de branding:

Autenticidade – Sua marca tem valores claros?

Relevância – Ela provoca mudança na vida das pessoas?

Diferenciação – Ela precisa se distingue claramente da concorrência?

Presença – Ela está presente nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas?

Entendimento – As pessoas entendem a que ela veio?

Consistência – Sua marca atende as expectativas das pessoas?

Dois cases interessantes

Antes de fechar, decidi trazer algumas lições simples, mas efetivas do branding de duas marcas bastante conhecidas:

1 – Coca Cola

É impossível falar de branding e gestão de marcas sem citar o exemplo da Coca Cola. A imagem da marca está muito presente na história e no imaginário das pessoas.

Além a identidade visual consolidada no mundo, a mensagem pregada é sempre a mesma: “Felicidade”. Isso fica bastante evidente em suas campanhas de marketing, com frases do tipo “Abra a felicidade”.

Todo o discurso por um mundo melhor, extremamente emotivo e consciente, conquista uma legião de fãs em todo o planeta. E para fortalecer ainda mais os vínculos, a Coca Cola se envolve em causas sociais e eventos de grande porte, como Olimpíadas e Copa do Mundo.

2 – Red Bull

A Red Bull é outro caso clássico de branding bem-sucedido. Já são mais de duas décadas de discurso efetivo. A mensagem da marca já está bastante clara na mente do consumidor.

A relação de longo prazo da Red Bull com os esportes radicais serviu para fortalecer e ilustrar o slogan central da marca: “Red Bull te dá asas”. A ideia vende um estilo de vida ativo e enérgico.

E para fortalecer sua imagem na era da informação, a Red Bull se tornou uma grande produtora de conteúdo. Atualmente, empresa investe pesado em comunicação de marca em redes sociais e em eventos esportivos, sempre valorizando um conteúdo relacionado à aventura e liberdade.

Um bom exercício é pensando nessas marcas responda as perguntas e colocações acima….você vai ver como é fácil e simples responder. Isso demonstra que o Branding dessas marcas foi bem feito e esta bem consolidado.

Enfim…

Meu objetivo com este artigo foi  conscientizar você que é preciso se dedicar à gestão inteligente de sua marca.Foi te passar os conceitos básicos para você começar a construir uma estratégia de marca perfeita e om isso conquistar cada vez mais seu lugar no mercado.

Até a próxima,

Cris Arcangeli

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