Existe um perfil de comportamento de quem inova mais? Qual o seu perfil?


Existe um perfil comportamental ou de modelo mental mais inovador? Qual o seu perfil?

Um dos tópicos mais discutidos em torno da inovação é se todos são igualmente capazes de inovar. Após mergulhar no assunto o que posso afirmar é: sim, todos podem inovar mas alguns perfis comportamentais tem maior facilidade.

O pesquisador americano Ned Herrmann desenvolveu um questionário bastante simples que resulta em quatro perfis comportamentais dominantes: o analítico, o controlador, o interpessoal e o experimental. O perfil analítico é representado por pessoas mais ligadas aos dados, enxergam o mundo ‘\'preto no branco’’, preferem trabalhar sozinhas e tem pouca facilidade para relacionamentos interpessoais expontâneos. Os controladores gostam de processos, regras bem definidas, planejamento e tem resistência à mudança. O grupo interpessoal tem muito foco em relacionamento, empatia, comunicação e trabalho em equipe. Por fim, o perfil experimental sempre está buscando novos desafios, pensar fora da caixa e contemplar como as coisas poderiam ser diferentes. Como certamente você já notou, o perfil experimental tem muito mais a ver com inovação do que os demais. Além disso, nessas 4 categorias temos perfis antagônicos que tem maior chance de entrar em conflito (experimental vs controlador) e (interpessoal vs analítico).

Dois pontos são relevantes nessa discussão: equipes mais inovadoras possuem complementariedade (perfis diferentes para trocar ideia). Na prática não existe perfil ‘\'correto\'\' para inovar, apenas quem tem o perfil experimental tem maior facilidade para gerar novas ideias mas precisa do apoio de outras pessoas com olhares diferentes para a mesma questão para aumentar sua chance de sucesso.

Além disso, quem tem vocação para inovar usualmente tem um ponto fraco - não consegue terminar aquilo que começa. Isso é facilmente explicado por aquilo que motiva a pessoa, se ela se empolga com coisas novas, quer continuar a gerar novos projetos indefinidamente e quando uma de suas ideias se torna um projeto ou processo ela rapidamente fica entediada. Todos conhecemos pessoas que parecem brilhantes mas por algum motivo não conseguem colocar as coisas para funcionar. Por isso a importância de completar o time com controladores, capazes de realizar entregas no prazo com organização. O perfil interpessoal é fundamental para identificar demandas dos consumidores e gerir equipes e o analítico para avaliar se a iniciativa tem viabilidade financeira, por exemplo.


TEMAS