Como ser criativo e inovador na sua empresa


Como ser criativo e inovador na sua empresa

Hoje em dia muitas empresas tentam incutir em seus funcionários a importância da inovação e da criatividade para que possam solucionar problemas do passado nos dias atuais. Em nosso ambiente de trabalho devemos nos manter sempre atualizados e trazer sempre propostas novas e com conteúdo para que a empresa possa progredir, assim como você.

Conseguir manter-se criativo e sugerir inovações não é fácil e a pergunta mais comum que ouvimos ao falar dessas habilidades é: como conseguir ser criativo e inovador?

Abordamos alguns fatores cruciais para que consiga exercer essas habilidades em sua empresa.

1 - O conceito de inovação e criação estão ligados à originalidade, usando novas ideias para solucionar problemas de um jeito diferente ao que já foi feito. Ou seja, uma forma totalmente nova.

2 - Além de ser inventivo, sua proposta deve ser viável. Não adianta ter algo criativo que não possa ser colocado em prática.

3 - Muitas vezes a cobrança de atingir metas e um crescimento constante de produtividade podem acabar deixando os funcionários robóticos, fazendo sempre a mesma atividade só que com maior rendimento e em menor tempo.

Mas que tal dar a eles momentos diários para usar a criatividade para que tragam propostas ou solucionem problemas? Alguns minutos por dia já irão trazer resultados animadores. Se forem positivos vá aumentando gradativamente esse período.

4 - Saia de sua zona de conforto. Faça desafios para entender mais seus colaboradores e saber até onde podem ir. É possível que os resultados te surpreendam.

5 - Proporcione liberdade para que exponham suas opiniões e construam ideias. Como estará testando soluções novas, será comum que apareçam erros, por isso, seja tolerante. Se der errado, recomece e tente “arrumar” o erro.

6 - A motivação é fundamental para atingir o sucesso. Existem várias maneiras para manter seus funcionários motivados, como um aumento salarial, reconhecimento pelo trabalho realizado, cumprimento de tarefas e metas, promoção de cargo e valorização.

A mudança é necessária, não tenha medo das consequências, construa uma estratégia que o ajude a mudar sua empresa, esqueça um pouco a produtividade e crie, será uma experiência de risco, mas que valerá a pena.