Como promover a saúde mental no trabalho?


Como promover a saúde mental no trabalho?

Nossa mente faz parte do nosso corpo, então também tem a possibilidade de adoecer. A “doença mental” foi considerada como falta de lucidez ou perda de consciência, então a depressão e problemas psicológicos não são levados em consideração como algo grave. Ultimamente é comum encontrar pessoas que se demitiram por não se sentir bem em sua empresa ou até que acabaram sofrendo algum tipo de lesão psicológica.

No ambiente de trabalho deve manter os colaboradores “treinados” para combater qualquer tipo de lesão psicológica. Todos devem ter o direito a uma ajuda em meio a tanto estresse que é causado no dia a dia.

Alguns líderes e chefes podem agravar esse tipo de situação com sua forma de conversar. Uma comunicação agressiva não é o melhor para nenhum tipo de conversa, seu feedback pode ser uma ajuda ou realmente o fim para seu funcionário. Claro que não queremos tirar qualquer autoridade do líder, mas sim que cada conversa solucione problemas, em vez de causá-los.

Pensando nisso, trouxemos dicas para manter a saúde mental:

Proponha treinamentos: em sua forma de contratação ou promoção, seria adequado uma etapa de treinamento para que os colaboradores possam aprender a ultrapassar obstáculos, e se preparar para situações em que os desafiam.

Ofereça ajuda: tenha em sua equipe profissionais adequados para lidar com seus colaboradores. Podendo assim conversar, desabafar e até pedir algum afastamento se necessário.

Demonstre empatia: Oriente sua equipe a tratar esse tipo de situação como algo comum, não é nada sobrenatural, todos podemos passar por algum estresse e sofrer qualquer tipo de lesão psicológica. Algum comentário pode não te afetar, mas pode atingir seu parceiro de serviço.

Incentive-os: ofereça palestras com pessoas que passaram por isso e conseguiram atingir o sucesso, proponha atividades que valorizem seus profissionais, incentive-os sempre, esqueça um pouco a competição e apoie seus colaboradores, pois são eles que caminham ao seu lado, e fazem o necessário para o bem e o sucesso da sua empresa.