Trabalho em equipe: as virtudes da cooperação.


Trabalho em equipe: as virtudes da cooperação.

Em uma empresa existem diversos times e cada um trabalha por objetivos diferentes, mas no fim acabam unindo-se para atingir as metas e, consequentemente, o sucesso de todos. O mais difícil de todo o processo é a tomada de decisões, porque é nela que surge a maioria das dúvidas: o que devemos ou não fazer? O que é bom para a empresa e o que não é produtivo?

A maior virtude de trabalhar em equipe está em descobrir as qualidades de cada membro, além de expor os conceitos e ideias para colaborar na hora das decisões finais. A equipe que se comunica e se entende é capaz de compreender que não é “cada um por si”, mas que trabalhando juntos, de forma correta e justa, também irão crescer de forma igualitária.  

Por incrível que pareça, a maior dificuldade que podemos encontrar nas empresas hoje, seria o oposto desses atributos, ou seja, o individualismo, egoísmo e soberba. Um colaborador que imagine que seu trabalho é superior ao dos demais ou que pode trabalhar melhor que qualquer um, cobiçando o crescimento único, pensando apenas no próprio sucesso, é um sério candidato a deixar a equipe.

Após encontrar a soberba no ambiente de trabalho, note que junto a ela também estão a vaidade, a inveja e a rivalidade. São estes sentimentos que destroem qualquer equipe. A pessoa que se comporta dessa maneira vê seus parceiros como rivais a todo momento e não consegue trabalhar em conjunto.

Quando um colaborador encontra a maneira correta de trabalhar em grupo, ele entende que o erro não é responsabilidade de apenas uma pessoa. O grupo se responsabiliza por qualquer falha, como também o sucesso não será individual, mas sim de toda equipe.

Seja proativo, mostre determinação, exponha suas ideias, compartilhe tudo que possa agregar ao sucesso da empresa. Aprenda a ouvir e comunicar-se com clareza, esqueça o hábito agressivo de agir, pois o trabalho em equipe demanda paciência, andar lado a lado, e não puxar o “tapete” de seus colegas.