Fidelize seu cliente com um bom pós-venda


Fidelize seu cliente com um bom pós-venda

Em tempos de dificuldades de vendas, recessão econômica e, até mesmo, desconfiança, existe uma ação que pode tornar seus negócios imbatíveis, sem muitos esforços. Essa ação é chamada de pós-venda. Para que seja possível atingir resultados, aumentar a lucratividade e a rentabilidade da sua empresa você precisa ter a garantia de um excelente pós-venda.

Mas como realizar um pós-venda de qualidade?

  • Mantenha contato

Quando um cliente vai até você é muito importante que seja realizado um cadastro simples, com nome e telefone do mesmo para garantir um contato futuro. O recomendável é que o primeiro contato seja realizado em, no máximo, uma semana após a venda como forma de demonstrar que o cliente ainda é prioridade, mesmo depois de realizar uma compra.

É importante lembrar que esse contato deverá ser constante para garantir a satisfação do cliente, obter uma sugestão de melhora e, em diversos casos, uma nova venda. 

Realizar esse tipo de contato torna- se um diferencial, pois leva ao consumidor uma visão de que você não está interessado em somente vender, mas sim no que o ele está achando do seu produto e/ou serviço. Esse simples ato ganhará sua confiança, mantendo-o sempre por perto. 

  • Conheça seu cliente

As informações coletadas na primeira etapa de venda, levará você a construir um relacionamento com o consumidor. Aproveite também, para criar um atendimento personalizado, pois isso fará com que o cliente se sinta único. 

  • Agilidade na resolução de problemas

O objetivo de um projeto é que ele caminhe perfeitamente até o final, mas caso ocorra algo diferente do planejado, você deve estar preparado para resolver o contratempo imediatamente. Assumir a responsabilidade dos atos e apresentar uma resolução do problema com agilidade leva credibilidade ao olhar do consumidor, mesmo diante de uma complicação.

  •  Agrade seu cliente

Seguindo esses passos você já pode considerar que seu cliente esteja fidelizado, mas que tal algo a mais? Ofereça benefícios, ofertas e promoções de produtos e/ou serviços que sejam do interesse do consumidor. Este é mais um diferencial e fará com que eles deem retornos contínuos para a sua empresa e tornem-se clientes fiéis.

O pós-venda é um plano contínuo que pode iniciar uma nova venda. Ele torna um cliente fixo, garantindo o crescimento orgânico e sustentável da sua empresa em um mercado em que os clientes estão cada vez mais exigentes e pesquisam por preços baixos. Mas quando uma relação e acompanhamento entre vendedor e consumidor são mantidos, o preço fica em segundo plano e a sua empresa se torna a melhor opção do consumidor.