Os benefícios da falha


Os benefícios da falha

A palavra “falhar” pode ser assustadora para centenas de pessoas. Em alguns ambientes é melhor nem dizer algo que cause tanto medo, muito menos vivenciá-la. Mas por que uma palavra pequena, de apenas cinco letras causaria tanto temor? 

Falhar significa não atingir o nível esperado, não acertar, frustrar-se. Essas são as distinções dessa simples palavra, que tentamos nunca precisar encará-la.

Popularmente, a falha é usada somente para negativar nosso esforço, muitas pessoas não imaginam como ela pode ser benéfica para as atividades cotidianas.

Qual é o lado positivo de falhar?

Em algum momento da sua vida você já teve um objetivo, algo que sonha alcançar. Para atingi-lo é preciso muita determinação, os estudos sobre a melhor forma de alcançar essa meta nunca param. Como em qualquer projeto, nesse também podem surgir obstáculos e eles podem interferir na realização da tarefa, muitas vezes resultando em desânimo, desistência e, consequentemente, no insucesso.

Contudo, ao invés de desistir, que tal analisar a experiência como um todo? Reveja cada passa dado, assim você saberá onde falhou e como melhorar, mas a dúvida é: por que insistirei nesse projeto que não traz o resultado esperado?

Para obter essa resposta, você deverá fazer essas perguntas a si mesmo:

1. O projeto valeu a pena?
2. O que consegui aprender com tudo isso?
3. Quais foram meus ganhos ao entrar nessa aventura?
4. Levarei esse aprendizado para minha vida?
5. O que posso fazer para evitar falhas?

São perguntas que o fará compreender melhor o que houve nesse caminho. Refaça o seu plano e coloque outras opções no lugar de onde ocorreu a falha, assim você terá mais experiência e estará mais preparado para os próximos obstáculos que podem aparecer durante novos empreendimentos.

Vale ressaltar: seu esforço não é em vão e o importante é nunca desistir de atingir as suas metas, pois no futuro a frase “e se eu tivesse tentado?” não precisará ser sua.