Economia vs. Motivação


Economia vs. Motivação

De acordo com a situação econômica do nosso país e a forma que a política tem sido exercida nos últimos anos, é muito difícil para os brasileiros conseguirem relacionar a economia como algo motivacional.

Certamente uma equipe motivada trabalha muito melhor, aumenta sua produção e adquire mais qualidade em tudo que é produzido. Centenas de empresas decidem contratar palestrantes para motivar suas equipes e companhias.

Uma boa ideia seria contratar a palestra de um economista, assim poderiam adicionar também gráficos com análises de seus próprios números de sucesso e derrotas como empresa, podendo assim, motivar seus funcionários de forma positiva e mostrando realmente provas de que o sucesso pode estar próximo para cada um.

O economista Ricardo Amorim citou um exemplo dessa motivação econômica usando uma empresa que trabalha com a venda de automóveis em uma de suas palestras: “[...] Certamente muitos vendedores de automóveis, por exemplo, sentem-se confiantes em alcançar suas metas depois de ouvi-los (palestrantes). Entretanto, eu ficaria ainda mais seguro e motivado sabendo que, na última década, a venda de automóveis no Brasil triplicou […]”

Ou seja, com apenas números econômicos podem-se direcionar uma equipe para a motivação individual que poderá trazer sucesso ao conjunto com uma palestra motivacional. Às vezes fica mais crível acreditar que é possível melhorar com a parte visual e verdadeira do que a empresa está passando naquele momento. Assim, poderá mergulhar numa maré de sorte a fase que a empresa está passando.

Está na hora das empresas começarem a perceber que as oportunidades se encontram na valorização de nossos próprios números e resultados. Como consequência, a equipe ficará motivada devido ao estado econômico do produto que trabalha no momento, causando muito retorno positivo. Com isso, cada palestra motivacional estará ligada à performance econômica da empresa e ao desempenho dos colaboradores. Aliás as palestras motivacionais podem ser grandes parceiras para gerar uma onda de positivismo no futuro.