Como a indústria 4.0 pode afetar o seu negócio?


Como a indústria 4.0 pode afetar o seu negócio?

Nos próximos anos as mudanças e inovações serão de grande impacto para os empreendedores, donos de empresas e trabalhadores. Essas inovações podem afetar positiva e negativamente, dependendo do conceito e a forma com que se lidam com elas.

O surgimento da internet, a inovação da tecnologia e o desenvolvimento das mídias, transformaram nossas vidas e as relações entre pessoa e empresa.

A mídia tornou-se o maior meio de comunicação, ajudando empresas e indústrias em seu crescimentos e visibilidade. Porém, o mau uso dessas ferramentas poderiam causar falências ou a falta de capital e desenvolvimento de alguns negócios.

O avanço será sempre contínuo, e você deve segui-lo para poder ter um rendimento superior a cada ano. Em vista disso, um tema relacionado a essas inovações tem causado muitas dúvidas, a “indústria 4.0”, se ela ainda não te afetou, a qualquer momento você baterá de frente com essa nova indústria.

O que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 seria a ligação entre troca de dados e a tecnologia de fabricação. Ou seja, encontraremos em algumas empresas modelos cyber físicos que controlaram a saída e a entrada de produtos, e controle de máquinas sem uma presença física de uma pessoa.

Além da utilização da internet como meio principal de comunicação e interligação entre empresas, fábricas e pessoas, podemos usar como ilustração a falta de um alimento na nossa despensa. Receberíamos um aviso em nosso celular dizendo que o item acabou. O mesmo aplicativo poderia acionar o supermercado e efetuar a compra.

Qual impacto da indústria 4.0 no mercado?

Essa tecnologia seria totalmente voltada para o usuário, assim o utilizador poderia escolher entre os produtos que quer consumir e o que mais consumiu no decorrer do ano, proporcionando para a indústria menos perda e mais rendimento.

Como estar preparado para a indústria 4.0?

A melhor maneira de se preparar para a indústria 4.0 seria o pensamento focado no consumidor, como por exemplo: o que gostam? O que eles querem? Onde vão? Quais as suas necessidades? e, por fim: O que consomem?

Em seguida adapte-se às novas tecnologias, não tenha medo de se arriscar e atualize o

seu formato de venda. Quanto mais você estiver preparado e adaptado à Indústria 4.0, melhor será o seu rendimento como empresa e a probabilidade de sucesso será altíssima.