Mundo conectado


Mundo conectado

“A primeira grande mudança é que o mundo deixou de ser um triângulo, onde tínhamos Estados Unidos e Europa lá no topo, e o resto do mundo depois, para ser totalmente plano”.

De acordo com o Diretor de Marketing, Luis Rasquilha, que em sua palestra aborda sobre as tendências da tecnologia nos próximos anos, pode-se encontrar citações como essa acima, com o intuito de explicar a mudança e melhorias ocorridas no meio tecnológico no decorrer dos anos.

As inovações tecnológicas vivenciadas nos últimos anos trouxeram grandes mudanças positivas, oportunidades e, claro, a facilidade na troca de informações e de comunicação.

Pensando na palestra de Rasquilha, a maior inovação criada no meio tecnológico referente a comunicação foi o surgimento do smartphone, que proporcionou acesso rápido, prático e possibilitando que diversas pessoas consigam comunicar-se onde quer que estejam. Trouxe também a possibilidade de resolver qualquer problema bancário ou comprar objetos, roupas e até alimentos, com apenas um clique.

O Brasil e vários outros países que, antigamente eram considerados como nações fora do grupo das grandes potências, com o auxílio da tecnologia, hoje podem ser considerados países de grande porte comercial e com alto crescimento tecnológico.

A inteligência artificial chegou com força total, no intuito de facilitar e desocupar alguns cargos somente com a tecnologia em si. A troca do homem pela máquina tem sido cada vez mais comum nas grandes empresas. É uma mudança que devemos acompanhar e admirar porque foi uma inovação proporcionada pelo desenvolvimento da inteligência humana.

O mundo criativo tem ficado cada vez mais exigente, pelo fato de a criatividade ser capaz de influenciar grandemente o nosso dia a dia. O principal quesito para grandes cargos é a desenvoltura e habilidades criativas.

Com isso, entenda que adaptar-se é fundamental para a avalanche de mudanças que está por vir nos próximos anos. As empresas que não mudam de acordo com o crescimento tecnológico fecham suas portas para o mercado e deixam seus lugares para a sua concorrência. Ainda segundo Rasquilha: “Não queira que o mercado se adapte a vocês. Vocês que se adaptem ao mercado”, é uma frase que nos faz pensar.

 

Fonte: Site do Luis Rasquilha