Mantenha sua empresa no topo!


Mantenha sua empresa no topo!

Previamente vamos pensar no significado das palavras Gestão e Liderança. Elas seguem juntas quando o assunto é empreendedorismo e possuem significados diferentes, porém, se completam e são de suma importância para uma corporação empresarial:

  • Gestão: ato de administrar e gerenciar
  • Liderança: ato de comandar, mandar e estar à frente

Portanto, podemos perceber que gestão e liderança seguem paralelas. Não há gestão sem alguém que a lidere, assim como não há liderança sem uma boa gestão.

O palestrante de Gestão e Liderança, André Castro, cita em um de seus vídeos a seguinte frase: "O mundo passa por grandes transformações e mudanças ocorrem do dia pra noite. Se líderes e gestores não estiverem atentos para isso não vão sobreviver”. Ou seja, saber organizar e manter uma empresa não é fácil, há produtos novos todos os dias no mercado e o gosto do público também muda com frequência de acordo com ele, muitas empresas que valiam milhões desapareceram por não se atentar a essas mudanças constantes.

Deve-se ter em mente que o mercado possui inúmeras opções de produtos, preços variados e todos eles podem chegar aos seus clientes antes da sua empresa ser a escolhida. A pergunta que não quer calar é: “Como líder e gestor, o que devo fazer para me tornar a primeira opção e a melhor escolha para meu público-alvo?”

Felizmente, possuímos a resposta: 

Conheça sua equipe: que tal entender e conhecer sua equipe? Cada colega tem uma forma diferente de pensar, talvez uma equipe cheia de diversidade te auxiliará a tomar decisões. É um desafio que pode proporcionar resultados positivos.

Nunca esqueça sobre a importância que a equipe possui em seu negócio, lembre sempre que ela pode alcançar o sucesso. De acordo com André Castro: “Todos têm condições de atingir as metas e objetivos traçados”.

Aprimore seus conhecimentos: é importante possuir informações coerentes com seu negócio, aprimorar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e, claro, da economia. Assim, qualquer tipo de mudança terá uma adaptação fácil para você e sua equipe.

Saiba lidar com altos e baixos: gestores e líderes devem saber lidar com qualquer tipo de obstáculo para guiar sua empresa com confiança, independente do rumo que esteja seguindo. Saber lidar com as incertezas de sua área de trabalho é fundamental.

Conheça seu cliente: jamais esqueça que a satisfação do cliente é a alma do negócio. Portanto, é necessário conhecer seu público e entender que a necessidade do cliente fará sua empresa progredir.

Fonte: André Castro