Comunicação corporativa


Comunicação corporativa

“O líder eficaz da nova ordem, na área de gestão de pessoas, será conhecido, principalmente, por ser portador de três qualidades essenciais: ser uma boa pessoa, ser um bom comunicador e ser especialista em administrar conflitos interpessoais”. Esse é um trecho da coluna de Alkindar de Oliveira, consultor de empresas e palestrante.

Atualmente, as empresas devem ter relacionamentos comunicativos com seus colaboradores de forma respeitosa, aberta e bem pensada.

Fatores negativos podem prejudicar algumas corporações, provocando certo desequilíbrio nos negócios. Para desenvolver um meio de “amortecer” esses impactos, essas empresas devem possuir uma política adequada e estável. Essa política gira em torno de uma comunicação perfeita. Ela é um aspecto essencial que precisa ser colocada em prática, gerando resultados positivos, como a resolução e reversões de situações difíceis e de conflitos.

A seguir veremos dicas do bom uso da comunicação corporativa e de como ser transparente com seus colaboradores.

  • Comunicação e compreensão andam juntas.

Qualquer solicitação, informação e pedidos devem ser repassados de forma clara e verdadeira. Em algumas circunstâncias, a informação é repassada de pessoa em pessoa e acaba chegando de forma errada, seria esse o famoso “telefone sem fio”. Essa é uma falha bem comum na comunicação das empresas, portanto, esteja atento e seja claro em tudo o que quiser passar para frente e tenha certeza de que seu colega de trabalho compreendeu corretamente.

  • Padronização de processos comunicativos evitam mal-entendidos.

Para evitar desentendimentos, padronize o processo de comunicação interna, escolha um meio eficaz que consiga conversar com cada colaborador da sua empresa, seja tecnologicamente, pessoalmente ou com ajuda de um assistente, assim conseguirá evitar que cada um crie uma rotina de comunicação diferente.

  • A transparência é a principal chave para uma comunicação saudável.

É muito comum encontrar as “panelinhas”, o famoso grupo de pessoas que mais distorcem a comunicação interna com fofocas e boatos, comprometendo totalmente o bom clima no ambiente.

O que se deve fazer a respeito é manter a transparência com seus colaboradores, para que não haja comunicação paralela, evitando qualquer tipo de conversas improdutivas.

  • Um bom feedback muda tudo.

Qualquer tipo de elogios, orientações e críticas devem ser passados de forma correta e o mais direto possível. Assim, você pode contribuir com suas equipes de trabalho, proporcionando o crescimento profissional e ajudando com o aumento da produtividade.

  • Reúna ideias de todos de uma só vez.

Que tal uma vez no mês ou a cada três meses proporcionar uma reunião para que cada colaborador possa compartilhar abertamente suas ideias? Você estará estimulando a criatividade de cada um.

O resultado pode ser espantoso e positivo. Muitas pessoas possuem grandes ideias, porém, podem não ter a chance de serem ouvidas.

Lembre-se: essa reunião deve ser planejada para que o foco não seja desviado do que sua empresa precisa no momento.

  • A tecnologia é sua aliada.

A tecnologia é uma comunicação totalmente eficiente e de baixo custo, escolha a forma que deseja trabalhar, por exemplo, usando ferramentas de desktop, como o WhatsApp, o Telegram, o Skype ou uma outra opção que desejar.

Algumas empresas não concordam com uso dessas ferramentas, porém pode facilitar o seu trabalho e a comunicação interna.

Ao implementar uma boa comunicação em sua empresa, você verá como o ambiente de trabalho irá transformar-se em um lugar mais agradável e conte para nós, nos comentários, como foi seu resultado.

Fonte: Alkindar de Oliveira