A nova era do atendimento ao cliente


A nova era do atendimento ao cliente

O cliente virou profissional de compra e quando chega na loja sabe tudo sobre o produto, pois ele entra na internet e pesquisa.

Atualmente, as empresas vêm desenvolvendo uma grande aproximação com o cliente usando diversas maneiras de atendimento.

A ligação com o consumidor passou a ser necessária para que ele possa sentir uma proximidade com sua empresa e com cada novo produto que é lançado no mercado. Dessa forma, a resposta do público vem gerando resultados positivos em feedbacks e coproduções. Porém, a pergunta é: como posso oferecer meu produto e, ao mesmo tempo, mostrar ao meu cliente que a sua interação com a empresa também é extremamente importante?

A resposta para esta questão é: a tecnologia. Ela nos mostra, todos os dias, a facilidade que temos em nos comunicar, pesquisar e, sobretudo, opinar. Uma maneira de conseguir uma ligação com seu cliente é sempre proporcionar um espaço para que ele possa dar sua opinião sobre o produto mostrado ou adquirido.

Vale lembrar que todas as opiniões emitidas sobre os produtos vinculadas à sua empresa serão expostas a vários outros possíveis clientes, podendo ocasionar resultados bons ou ruins. Uma boa forma de captar todos os comentários é a resposta rápida. O relacionamento com o cliente deve ser aberto e inteligente, aprecie qualquer tipo de dica ou crítica e esteja disposto a ajudá-lo.

Os vendedores devem estudar bem o produto que estão oferecendo, pois, a internet disponibiliza muitas informações, então estude-as para que encontre um meio de convencer o público. Citando Alessandro Balbino, palestrante, empresário e consultor de empresas: “Você precisa, agora, ser um doutor em vendas”.                                                                                                            

Busque utilizar um meio tecnológico para gerenciar a produtividade de seus colaboradores, assim, poderá proporcionar uma experiência melhor ao consumidor. O uso de tal ferramenta tecnológica poderá aprimorar as funções cotidianas de diversas maneiras.

Um exemplo desse aprimoramento é a nova ferramenta que o McDonald’s disponibilizou para seus clientes. A gigante americana permite que os consumidores montem seu próprio lanche com apenas alguns toques em uma grande tela instalada dentro do estabelecimento, proporcionando a diminuição de filas e auxiliando na agilidade dos atendentes. 

O público espera um atendimento familiar, aberto, ágil e inteligente. Oferecendo este tipo de suporte a satisfação deles e o sucesso do seu negócio serão inimagináveis, pois os seus clientes são o segredo do seu negócio.

 

Fonte: Alessandro Balbino