Superação e Força de Vontade


Superação e Força de Vontade

A motivação e a superação andam juntas, pois a pessoa incentivada é capaz de se superar e alcançar resultados extraordinários. A motivação é um sentimento que estimula a força de vontade e engajamento do indivíduo a realizar suas atividades pessoais e profissionais. No sentido literal da palavra, significa ter motivos para agir. Se manter motivado é fundamental para estar em movimento.

A superação, por sua vez, é o estado emocional que impulsiona o indivíduo a ir além de suas dificuldades e limitações. Superação é agir, ou seja, direcionar forças para ter um desempenho acima da média, entregando mais que as expectativas iniciais.

Por esse motivo a ex-ginasta Laís Souza, que competia em provas de ginástica artística antes do grave acidente que a deixou tetraplégica, tornou-se palestrante. Ela aborda temas como: motivação, trabalho em equipe e superação. Laís Souza fez parte da equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e em Athenas em 2004.

Durante treinamentos nos Estados Unidos, Laís sofreu um acidente em 28 de janeiro de 2014 que causou uma torção em sua coluna cervical. Após passar por cirurgia, começou um longo tratamento para recuperar os movimentos. Ela se submeteu a um processo com células-tronco pelo Miami Project to Cure Paralysis (Projeto Miami para cura da paralisia) e tem apresentado alguma sensibilidade em partes dos pés e das pernas. Apesar de significativa em relação ao seu quadro anterior, essa melhora ainda é muito discreta para que se possa fazer um prognóstico sobre o alcance da recuperação.

Em 10 de junho de 2017, com a ajuda de um estabilizador cervical, Laís conseguiu ficar de pé pela primeira vez desde o acidente. Apesar de não se considerar uma ótima palestrante Laís tem sido referência de motivação e qualidade de vida para as pessoas que acompanham o seu trabalho.

A motivação e a superação andam de mãos dadas e devem estar interligadas no seu dia a dia.  Laís Souza e sua história são exemplos reais de superação.

 

Fonte: Laís Souza