Motivação que eleva! Os 5 meios mais importantes para elevar a motivação no ambiente empresarial.


Motivação que eleva! Os 5 meios mais importantes para elevar a motivação no ambiente empresarial.

Através de um bom gestor, o ambiente de trabalho pode proporcionar grandes avanços para os colaboradores e a empresa. Para atingir o crescimento é necessário motivar o trabalho de cada um e propor novos desafios por meio de estratégias implementadas nos processos. O primeiro passo seria rever sua empresa globalmente e entender pontos específicos que podem ser melhorados para propor meios de manter seus funcionários motivados.

A seguir temos algumas dicas que podem fazer a diferença em sua empresa: 

1 - Respeito

O respeito é uma base que deve se manter em nosso dia a dia naturalmente. Seus colaboradores nunca devem ser desrespeitados ou se sentir inferiores. Cada um exerce uma função na empresa e é o grupo que gera crescimento, portanto não importa a hierarquia, todos são importantes. O respeito abre as portas para relações mais agradáveis para que todos possam se dedicar em conjunto.

2 - Feedback

Os feedbacks (ou retorno do que está sendo feito) podem ser a resposta mais sábia para uma relação boa com sua empresa. É uma maneira inteligente e perfeita para reconhecer e motivar seus colaboradores, porque dá a eles a oportunidade de saberem como estão sendo os resultados dos processos, sejam eles positivos ou negativos. A atitude irá demonstrar interesse e envolvimento no trabalho cotidiano, pois é muito comum hoje em dia, que as atividades sejam feitas de maneira robótica, em modo automático e sem qualquer tipo de retorno

Para que isso dê certo, além de sempre estar atento ao que acontece em sua empresa, deve ser oferecidas sugestões construtivas, reconhecer quando um funcionário se esforça e se sai bem, ou até utilizando uma maneira de marcar o desempenho de cada um e sempre mostrar isso individualmente para que possam perceber onde melhorar e se sentir mais motivados.

3 - Relacionamento

Criar um relacionamento adequado também pode proporcionar uma motivação benéfica. Um espaço aberto ao diálogo é fundamental, mas tendo sempre em mente que tudo em excesso é ruim. Importante: nunca deixe de ser profissional para que não misturem a convivência e amizade com falta de profissionalismo. Com espaços para conversas francas pode-se ganhar a confiança necessária para tornar o ambiente agradável, sem estresse, fazendo com que todos se sintam como parte de um time, trabalhando em conjunto e conquistando seus objetivos.

4 - Metas

A criação de metas também pode ajudar na motivação de seus colaboradores. Mantendo sempre sua equipe atualizada sobre o andamento dessas metas, todos têm

a oportunidade de participar para que deem sugestões e, consequentemente, soluções com maior rapidez.

Nunca proponha metas que estão fora da realidade que seus funcionários não conseguirão atingi-las. O resultado pode ser frustração geral e isso não é nada bom. Crie metas que possam ser alcançadas e incentive o empenho com algum tipo de gratificação. Mas é importante conhecer bem sua equipe para descobrir qual tipo de recompensa os motivam. Pode ser um elogio, destacar aquele que mais se dedicou ou até mesmo um bônus financeiro.

5 - Atividades extras Atividades extras mostram a importância com o bem geral e o crescimento de cada colaborador da sua empresa. Podem ser investimentos em capacitação, como, por exemplo cursos, treinamentos e/ou palestras; proporcionar dinâmicas, confraternizações e eventos fora do ambiente de trabalho faz com que sua equipe se conheça mais e cresça em conjunto.

Essas são algumas propostas básicas para que todos se sentirem parte da empresa e motivados a crescer cada dia mais, além de adquirirem conhecimento, amizades, profissionalismo e satisfação profissional e pessoal.