Como se manter motivado e produtivo diante de novos desafios


Como se manter motivado e produtivo diante de novos desafios

Os desafios no ambiente de trabalho também podem ser os grandes vilões para o crescimento de um profissional. É bem comum uma pessoa estar focada e motivada, com sede de realizar sonhos e objetivos, e então surgir desafios, fazendo com que gerem desânimo, resultando em uma queda no rendimento do trabalho.

Já percebeu como a desistência é frequente diante de coisas que são novas e que, de certa forma, trazem dificuldade? Pode ser de ordem psicológica ou física, bons exemplos não faltam: começar uma dieta, ir à academia, poupar dinheiro, uma nova tarefa ou, até mesmo, mudar algo em sua conduta.

Cada desafio que surge diante de você não deve ser um grande vilão em sua carreira, mas sim, um impulso para que consiga superar suas dificuldades, crescer continuamente e motivar todos ao seu redor.

Para manter-se motivado diante de novos desafios, quatro dicas poderão ser de grande ajuda para você:

1 - Objetivo
Ter um objetivo em mente é fundamental para obter sucesso na tentativa de manter-se motivado. Tente fazer algo que o desafie. Não precisa ser somente um objetivo em relação ao trabalho, mas também em algo pessoal, como adquirir algum bem que almeje há algum tempo, ou até uma viagem e cursos de especialização, pois a maior motivação é conquistar o que sonha!

2 - Ambiente agradável
Sempre tente estabelecer uma boa relação com seus colegas de trabalho, cada um tem sua função e todos devem se ajudar constantemente. Evite brigas ou fofocas para que você não seja prejudicado por algo tão pequeno.

3 - Realismo
Seja sempre realista, algumas metas serão inatingíveis, por isso, antes que se empenhe e crie expectativas muito além de suas potencialidades, analise friamente aonde pretende chegar. Caso se dedique a atingir as metas e isso não se concretizar, resultará em decepção para o que poderia ser uma motivação.

Conheça seus limites e entre de cabeça em metas que possa atingir, supere qualquer desafio nesse caminho, que pode ser longo e difícil, mas muito compensador no final.

4 - Supere
Em momentos importantes para o seu crescimento profissional é comum aparecer motivos que desestabilizam, como o cansaço físico, relacionamentos pessoais ou dúvidas quanto ao seu potencial. Mas supere, você está quase lá. Lembre-se que cada dificuldade que aparecer é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.