Carlinhos Brown

Salvador/BA


Carlinhos Brown

Carlinhos Brown é um dos artistas mais criativos, atuantes e inovadores do atual cenário da música brasileira, dando visibilidade mundial à musica produzida no país. Brown se destaca como cantor, músico, produtor, arranjador e agitador cultural.




Vídeos



O interprete, compositor, instrumentista, produtor e promotor cultural Antônio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido como Carlinhos Brown ou, na Espanha, como Carlito Marrón, nasceu em Salvador, capital baiana, mais especificamente no Bairro de Brotas, no seio da Favela do Candeal Pequeno, no dia 23 de novembro de 1962.

Carlinhos Brown é o mais velho entre nove irmãos e sua mãe é uma lavadeira. Ele aprendeu as primeiras letras com uma vizinha e ganhou algum dinheiro, ainda menino, realizando pequenos trabalhos.

Seus primeiros passos na trajetória musical são ensaiados quando ele tem ainda 11 anos e aprende a tocar bongô com seu vizinho, Osvaldo Alves da Silva, conhecido como Mestre Pintado do Bongô, assíduo integrante das rodas de samba que contam com a presença de Paulinho da Viola e Martinho da Vila.

Quando adolescente, ele foi office-boy e faxineiro no Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia.

Já experimentado nos instrumentos de percussão, com pleno domínio dos ritmos originários dos terreiros de candomblé, Carlinhos inicia sua carreira profissional em 1985, ao lado de Caetano Veloso, tocando pandeiro.

A escolha de seu nome artístico é controversa. Alguns dizem que ele assumiu o pseudônimo Brown – marrom, no idioma inglês – ao ser assim intitulado em um evento; outros afirmam que esta opção é uma forma de homenagear seus ídolos James Brown e H. Rap Brown, ícones da canção produzida pelos negros nos anos 70, reis do funk e da música soul.

Seu primeiro lançamento como músico profissional foi junto à banda de rock Mar Revolto, em 1979.

Nos anos 80 Brown foi um dos músicos mais solicitados na Bahia. O conjunto Acordes Verdes, liderado pelo compositor Luiz Caldas, contou também com a participação de Carlinhos, em 1984.

Tornou-se um dos produtores do estilo samba-reggae e integrou a banda que acompanhou Caetano Veloso na realização do álbum Estrangeiro, em 1985. Neste trabalho ele se revelou ao público de todo o Brasil e do exterior com a melodia Meia Lua Inteira, composta por ele. Neste mesmo ano Luiz Caldas lançou Visão de Ciclope, primeira criação de Brown, um hit em Salvador. A partir daí os sucessos se sucedem, especialmente os gravados e interpretados por outros músicos, como Remexer, O Côco e É Difícil, com as quais ele conquistou o prêmio Caymmi. Atuou por todas as partes do mundo ao lado de nomes como João Gilberto, Djavan e João Bosco.

Nos anos 90 Consagrou-se com a criação do grupo Timbalada, essencialmente uma reunião de percussionistas, em grande parte músicos de origem humilde, provenientes da mesma favela onde ele nasceram e cresceram.

Sua militância cultural é igualmente significativa. Em 1994 ele cria a ONG Pracatum, instituto voltado para a formação de músicos, direcionado exclusivamente para os adolescentes. Seu primeiro trabalho foi lançado apenas em 1996, Alfagamabetizado, no qual se destaca o hit A Namorada, escolhido para integrar a trilha sonora do blockbuster norte-americano Velocidade Máxima II.

Em 2012, passa a ser jurado do The Voice Brasil ao lado de Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos. O cantor ainda viria a ser jurado na versão para crianças do mesmo reality show.

Carlinhos Brown, em parceria com uma multinacional, foi o responsável pelo lançamento do instrumento que seria o oficial da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014, a caxirola, tida como uma cópia em plástico do caxixi. Uma vez que a produção das caxirolas ficaria na mão de empresas privadas, os artesãos que mantêm viva a cultura do caxixi não ganhariam nada. Entretanto, depois de um incidente em um estádio que resultou em caxirolas jogadas no campo, o objeto foi vetado das competições por questão de segurança.

Em dezembro de 2014, foi coroado rei da percussão da Portela, posto criado especialmente para ele pela escola de samba do Rio de Janeiro, pela qual desfilou em 2015.

Em setembro de 2015, Brown voltou a tocar no palco do Rock in Rio, acompanhado de seu amigo Sérgio Mendes, numa recepção mais amistosa. A dupla cantou alguns sucessos de parceria.

Atualmente Carlinhos Brown segue como Jurado do The Voice e fazendo shows por todo o Brasil.

Tipos de Trabalho: 

- Presença VIP 
- Show 
- Mestre de Cerimônias

AT 12-09
Mande-nos uma Mensagem