Flavio Saretta

São Paulo/SP


Flavio Saretta

Flávio Saretta atuou profissionalmente desde 1998. É destro. Sua melhor posição no Ranking de Entradas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) foi o 44º lugar, em 2003. Ele foi campeão dos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, em 2007.




Vídeos



Flávio Saretta atuou profissionalmente desde 1998. Sua melhor posição no Ranking de Entradas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) foi o 44º lugar, em 2003. Ele foi campeão dos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, em 2007.

Foi considerado um dos juvenis mais promissores de sua geração e não tardou a participar da equipe brasileira que disputou a Copa Davis.

Sua estreia entre os titulares aconteceu em 2002, na República Tcheca, quando venceu Jan Vacek, se tornando o 52º brasileiro a disputar um jogo oficial da Copa Davis.

O título mais importante de sua carreira ocorreu em Santa Croce, na Itália, ainda como juvenil.

Saretta, chegou a figurar na 9a posição do ranking mundial da Federação Internacional, aos 17 anos, mas acabou a temporada de 1998 com o 12o lugar e líder do ranking brasileiro.

Para muitos, 2000 foi o seu melhor ano. Em março passou para a chave principal de Delray Beach e disputou seu primeiro torneio da ATP, conquistando uma vitória na chave principal. Ele venceu o chileno Marcelo Rios, ex-número 1 do mundo, em Munique, na Alemanha.

Uma série de torneios aconteceram e novas vitórias vieram como o vice-campeonato em Belo Horizonte, além de ter sido semi-finalista em Salvador e Campos do Jordão.

Em setembro, conseguiu duas façanhas seguidas: faturou o Torneio de Curitiba e eliminou Gustavo Kuerten dois dias depois, na Costa do Sauípe na disputa do Brasil Open. Um aspecto negativo dessa partida foi as vaias da torcida pela vitória sobre Guga, que magoaram demais Saretta.

Já no final da temporada, foi até as quartas em Montevidéu, à semi-final em Buenos Aires e foi ainda quadrifinalista no Rio de Janeiro, o que o colocou no grupo dos 100 melhores jogadores do mundo.

Como estava em 98º lugar no ranking, entrou num calendário voltado para torneio maiores.

Disputou seu primeiro Grand Slam na Austrália, sendo convocado para o time da Copa Davis e fez um belíssimo duelo diante do equatoriano Nicolas Lapentti, em Viña del Mar, onde deixou escapar a vaga para a semifinal ao perder dois matchs points ao final da partida.

Em março, conquistou o 94º lugar, ao chegar às semifinais do ATP mexicano. Em abril, conquistou seu primeiro título internacional, no torneio das Bermudas, e apareceu como 79º do mundo.

Em maio, disputou a primira semifinal da ATP em St. Poelten e venceu seu primeiro jogo de Grand Slam.

A vitória mais espetacular da temporada foi em Wimbledon, ao vencer o sueco Thomas Johansson, 11º do mundo na ocasião . Essa vitória o levou à sua melhor posição no ranking, o 67º lugar em julho.

A temporada de 2002 terminou com altos e baixos. Em Long Island, surpreendeu o alemão Rainer Schuttler e foi às quartas-de-final.

Depois, estreou no US Open, mas colecionou derrotas na primeira rodada em Nova York e em Sauípe muitos duvidavam da sua capacidade de voltar à vencer.

Foi convocado novamente para a Davis, teve sucessivas lesões e só retornou às quadras meses depois. Em São Paulo, caiu na estreia. Fechou o ranking no 85º lugar.

Em 2003, Saretta chegou ao 44º posto do ranking mundial após realizar boas campanhas nos eventos do Grand Slam, ao avançar à 3ª rodada de Wimbledon e do US Open e, principalmente, ao chegar às oitavas-de-final do torneio de Roland Garros.

Em Paris, ele venceu o russo Yevgeny Kafelnikov, ex-número um do mundo e 18º colocado na oportunidade, por três sets a dois (6-4 3-6 6-0 6-7 6-4), em partida válida pela segunda rodada, sendo eliminado nas oitavas pelo norte-americano André Agassi, cabeça-de-chave número 2 da competição.

Teve vitórias marcantes em 2006 contra Juan Carlos Ferrero, ex-nº1 do mundo, no Brasil Open; e contra Marat Safin, também ex-nº 1 do mundo, no Masters de Hamburgo.

Em 2007, ele ganhou a medalha de ouro para o Brasil na chave de simples dos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro3 , ao derrotar o chileno Adrián Garcia por dois sets a um (6-3 4-6 7-6).

Entre o fim de 2007 e início de 2008, o tenista sofreu com novas contusões e ficou afastado das quadras por nove meses, retornando apenas em 2009. Porém, em maio do mesmo ano, anunciou sua aposentadoria.

No Brasil, o último jogo que Saretta realizou como profissional aconteceu no Brasil Open, realizado na Costa do Sauípe, em fevereiro de 2009, onde foi eliminado na estreia pelo espanhol Marcel Granollers, por dois sets a um (2-6 6-2 1-6).

No mês seguinte, ele participou de seu último campeonato como profissional, em Santiago do Chile. Na oportunidade, ele venceu três jogos na chave qualificatória para entrar na chave principal, onde parou na segunda rodada deste evento da International Series, sendo vencido pelo compatriota Franco Ferreiro em sets diretos (3-6 4-6).

Temas de Palestras:

- Esportes
- Métodos de treinamentos
- Formação de tenistas
- Motivação
- Ténis

AT 01-20
Mande-nos uma Mensagem