TEMAS


Sergio Besserman

Presidente do Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Professor do Departamento de Economia da PUC-RJ, o economista e ecologista carioca, estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Harvard University.

Fez carreira executiva chegando a diretor de planejamento. 

Trabalhou ao lado de diversos presidentes do BNDES, entre eles Eduardo Modiano, Persio Arida e Luiz Carlos Mendonça de Barros, no processo de reforma modernizante do aparelho de estado brasileiro e reestruturação da indústria, que incluiu corte de gastos e privatização de empresas estatais.

Foi presidente do Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro e preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade.

Foi o primeiro diretor da área social do BNDES, quando ela foi recriada em 1997.

É membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações não governamentais como a Fundação Roberto Marinho, o WWF, a CI, o ICLEI e muitas outras. Comentarista de cidade da rádio CBN.

Ingressou nos quadros do BNDES ao obter o Premio BNDES para dissertações de mestrado em 1987 e lá fez carreira de executivo, tendo exercido a Diretoria de Planejamento entre 1996 e 1999.

Foi presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos.

No segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso (1999 - 2003) foi presidente do IBGE, quando comandou a realização do Censo 2000. 

Em Brasília, ficara conhecido como o louco do IBGE, depois de trocar a carreira segura de diretor do BNDES pela panela de pressão do IBGE, que à época contava com uma estrutura precária.

Em 2010, foi designado pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para presidir o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20 " e, ganhou na categoria revista Amanhã o Premio ''Faz a Diferença'' do Globo de 2013.

em 2014, para o assessoramento do Prefeito no exercício da Presidência do C40.

Ganhou em 2014 o Prêmio Jornalista & Cia/ HSBC na Categoria Especial de Personalidade Do Ano Em Sustentabilidade.

Temas de Palestras:

- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Educação / Educadores
- Mudanças climáticas, economia e empresas
- Mudanças Climáticas e Cidades

AT 08-09