Rosely Sayão

Sorocaba/SP


Rosely Sayão

Rosely Sayão, psicóloga e consultora educacional, tem mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência. Foi colunista dos jornais Folha de São Paulo (caderno Folhateen) e Notícias Populares e, desde 2000, escreve para o caderno Equilíbrio, também da Folha. Autora dos livros Sexo: Prazer em Conhecê-lo e Sexo é Sexo , Rosely Sayão presta consultoria em empresas e escolas, dissertando sobre cidadania e sobre educação de crianças e de adolescentes.




Vídeos



Rosely Sayão, psicóloga e consultora educacional, tem mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência.

Autora dos livros Sexo: Prazer em Conhecê-lo e Sexo é Sexo , Rosely Sayão presta consultoria em empresas e escolas, dissertando sobre cidadania e sobre educação de crianças e de adolescentes.

Nasceu em São Paulo, em 1950. Cursou o primário em grupo escolar, fez cursinho e exame de admissão para entrar no ginásio, depois fez o curso científico, sempre em escola pública. Repetiu o primeiro ano do segundo grau com louvor e distinção.

Não sabia bem ao certo porque escolheu fazer psicologia já que, na época, não era um curso muito conhecido. Prestou vestibular na PUC de Campinas e lá ficou por cinco anos, o tempo de duração do curso. Durante esse período trabalhou como vendedora em livraria, substituiu professores em aulas de matemática para o ginásio em escolas particulares.

Quando se formou passou a trabalhar como professora de colegial, depois passou ao curso de terceiro grau. Fez carreira acadêmica e, após 12 anos, desistiu dela. Ao lado do trabalho em educação, dedicou também ao trabalho clínico.

Seu trabalho de escrita pública começou no jornal Notícias Populares, em 1989. Lá, escrevia diariamente uma coluna de orientação sexual, chamada “Tudo sobre Sexo” até que o jornal deixou de sair. Em 1993 passou a escrever também a coluna “Sexo” no caderno semanal Folhateen. Por causa disso, muita gente pensa que ela é sexóloga ou especialista em sexualidade. Mas não é. A sexualidade funcionou como um bom pretexto para ela conversar com os leitores a respeito da vida.

Publicou vários livros, alguns em parceria com um grande amigo e companheiro de idéias a respeito da educação, o Julio Groppa Aquino. Hoje, escreve semanalmente no caderno Equilíbrio, da Folha de São Paulo, a coluna “SOS Família”. Da assessoria a algumas escolas, é chamada para fazer palestras para pais e professores, é tambem colunista da Band News FM, faz, com a Lillian, o programa “Momento Família” no UOL News e se reúne mensalmente com grupos de pais para refletir a respeito da educação familiar.

Temas de Palestras:

- Educação
- Escola e Família
- Educar nos dias de hoje: reflexões contemporâneas
- Educação familiar no mundo contemporâneo
- Empoderamento Feminino
- Educação / Educadores
- Racismo - Gênero - Diversidade
- Drogas e filhos adolescentes
- O Papel da Família na Educação em um Mundo Contemporâneo
- Desafios de educar no mundo contemporâneo

Tipos de Trabalhos:


- Jornalistas
- Psicologos
- Moderador de Debates

AT 09-09
Mande-nos uma Mensagem