TEMAS


Alexandre Kalache

Alexandre Kalache co-presidente da Aliança Global de ILCs é um especialista em Longevidade e preside o Centro Internacional de Longevidade Brasil.

Expert em questões relacionadas ao envelhecimento. Mais especificamente, sua expertise inclui a epidemiologia do envelhecimento e o curso de vida, desenvolvimento de políticas intersetoriais (incluindo iniciativas amigáveis aos idosos), promoção de saúde, cuidados na velhice, direitos humanos e migração no contexto do envelhecimento e também as complexidades culturais mais gerais da revolução mundial da longevidade.

Um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos a ele inerentes. Suas contribuições para a mudança do paradigma tradicional no campo do envelhecimento são amplamente reconhecidas no cenário internacional.

Atuou como membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS, Membro do Conselho para Envelhecimento do influente “World Economic Fórum” sediado em Genebra.

Passou mais de 40 anos estudando e trabalhando no setor acadêmico entre o RJ, Londres, Oxford e Granada, até ser escolhido como diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde, em 1994. Tanto seu mestrado em Medicina Social (1977) como seu doutorado em Epidemiologia (1993) foram realizados no Reino Unido.

De 1977 a 1984, foi Professor Associado e Pesquisador Sênior (sob a orientação do Professor Sir Richard Doll), na Universidade de Oxford.

Fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da London School of Hygiene and Tropical Medicine (a mais importante Escola de Saúde Pública do Reino Unido), onde também lecionou de 1984 a 1994. Nessa mesma instituição, criou e coordenou o primeiro curso de mestrado em Promoção de Saúde da Europa, em 1991.

De 1995 a 2008, Kalache dirigiu o programa global de envelhecimento da OMS. Dentre muitas outras iniciativas de longa influência, liderou o processo de elaboração da Política de Envelhecimento Ativo da OMS (2002) e do projeto Cidade Amiga do Idoso, da OMS (2007).

Em 2008, mudou-se para os EUA, onde assumiu um novo cargo, de Consultor Sênior de Políticas para o Envelhecimento Global. Simultaneamente, assumiu a função de Embaixador Global da HelpAge International, a maior e mais influente organização da sociedade civil para o envelhecimento no mundo.

Desde 2008, Kalache continua sua trajetória internacional atuando como consultor em projetos, desde Portugal, Espanha e Reino Unido a vários países da America Latina, Oriente Médio, Ásia – com especial menção a Austrália, país em que, nos últimos anos, teve residência itinerante.

Possuí um longo histórico em defesa dos direitos humanos das pessoas idosas. Está ativamente envolvido no processo de adoção da Convenção das Nações Unidas para o Direito das Pessoas Idosas.

Atuou também como Consultor Especial da Secretaria de Direitos Humanos, do Brasil, da Missão Brasileira na ONU, em NY, e da Aliança Internacional de ONGs para os Direitos das Pessoas Idosas.

Em suas apresentações, o palestrante, que dirigiu por 14 anos o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), aborda temas que vão desde o desenvolvimento de políticas intersetoriais, direitos humanos, até o surgimento dos “adolescentes da terceira idade”, convidando os espectadores a refletirem sobre como é possível envelhecer com qualidade de vida.

Sobre suas Palestras: 

Em suas palestras, Dr. Alexandre amplia a visão e o conceito sobre qualidade de vida e envelhecimento, apresentando uma visão mais holística e contemporânea sobre o tema. De forma transversal, discute sobre a influência da saúde, conhecimento, relacionamentos, condição financeira e propósito. Alguns temas abordados: a produtividade na longevidade; saúde; qualidade de vida; humanização na saúde; humanização e cuidado; entre outros temas, que podem ser customizados de acordo com o perfil e expertise do palestrante.

Temas de Palestras

- Produtividade na Longevidade
- A Revolução da Longevidade.
- Você vai viver 30 mais do que seus avós
- Terceira Idade com Qualidade de Vida

AT 09-09