Ricardo Sayon - Presidente da Ri Happy

Ricardo Sayon - Presidente da Ri Happy

TEMAS


Ricardo Sayon - Presidente da Ri Happy

Fundador da Ri Happy, a maior rede de brinquedos do Brasil, atualmente com quase 200 lojas, 4000 funcionários e faturamento acima de 1,5 bilha?o de reais por ano.

Ricardo Sayon era um me?dico pediatra, que por uma seque?ncia de fatos, decidiu abrir uma loja de brinquedos.

Quando criança, o paulistano Ricardo Sayon era repreendido pelo pai toda vez que tentava ganhar uns trocados.

Uma de suas brincadeiras prediletas era guardar carros na região de Pinheiros, onde morava. Sayon tinha tudo para atender aos anseios do pai.

Cursou medicina na USP de Ribeirão Preto e, em 1978, já pediatra, voltou a São Paulo para trabalhar no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

Lá realizou pesquisas, clinicou e deu aulas.

Também foi funcionário da Secretaria Estadual da Saúde e do Hospital Sabará, referência em pediatria na capital.

Manteve um consultório próprio onde cobrava o equivalente hoje a 500 reais pela consulta.

Mas largou a carreira promissora e, acidentalmente, como costuma dizer, criou a maior rede de lojas de brinquedos do Brasil, a Ri Happy. Um sucesso que o pai de Sayon, morto em 1992, não viu.

Aberta em 1988, a cadeia tem hoje 1 900 funcionários que atuam no escritório localizado na Bela Vista e nos 94 pontos de venda espalhados pelo país, vinte deles na cidade.

Os campeões de vendas são o boneco do personagem Ben 10, para os meninos, e a boneca Little Mommy Doentinha, para as meninas.

Suas lojas concorrem não só com outros estabelecimentos especializados, como a PBKids, que tem quinze anos e catorze pontos de venda em São Paulo, mas também com gigantes como as Lojas Americanas e o hipermercado Walmart, que comercializam de pasta de dentes a eletroeletrônicos.

Para competir, a Ri Happy investe naquilo que considera uma prestação de serviço.

Seus vendedores são treinados a aconselhar os clientes a comprar o brinquedo certo, coerente com a idade e o sexo da criança.

Além disso, as lojas têm espaços dedicados à experimentação dos produtos, como pistas para os meninos correrem de carrinho e casinhas para as meninas se entreterem com as bonecas.

É a esse tipo de atendimento que o doutor Ricardo, como é chamado pelos funcionários, credita o bom desempenho de seu negócio.

Em 2014 Sayon deixou o conselho da empresa e atualmente atua como investidor e palestrante, ministrando palestras por todo o Brasil.

Temas de Palestras:

- Empresários / Executivos de Sucesso
- Empreendedorismo
- Criatividade e Inovação
- Superação de Desafios / Mudanças

AT 01-09