Carla Furtado

Brasília/DF


Carla Furtado

Graduada em Jornalismo pelo UniCeub (DF), com extensão em Marketing pela TVU (Londres), MBA em Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Católica (DF) e título de Especialista em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design (SP)




Vídeos



Graduada em Jornalismo pelo UniCeub (DF), com extensão em Marketing pela TVU (Londres), MBA em Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Católica (DF) e título de Especialista em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design (SP).

Possui diploma de Proficiência em Inglês pela Universidade de Cambridge, fala também Francês e Espanhol.

Palestrante nas áreas de Comportamento, Comunicação, Atendimento e Humanização em Saúde e, como associada à International Positive Psychology Association, tem entre seus principais temas a Felicidade.

A partir de treinamentos formais no Brasil e no exterior, com pesquisas de campo e ampla experiência, construiu uma abordagem sistêmica em Marketing para o setor de Saúde – e assim nos anos 2000 fundou o Grupo Athena, onde comandou até 2014 projetos para empresas internacionais, multinacionais, de capital aberto e marcas que lideram seus segmentos. Paralelo a isso, dedicou-se a área de Desenvolvimento Humano.

Dedica-se também à plataforma The Flying Carpet Project, que propõe um estilo de vida mais simples, mais flexível e mais feliz e que, em 2015, foi selecionada para integrar a Rede de Blogs Parceiros do Portal M de Mulher - Editora Abril.

Atualmente, dirige o escritório de Consultoria e Palestras. E é colunista da edição brasileira do The Huffington Post (Brasil Post - Editora Abril) e do portal Vivo Mais Saudável (VIVO).

Temas de Palestra:

- Facilitação online para Lideranças

- Como manter a performance dos times à distância:

A percepção de pertencimento e a colaboração?

- Felicidade na Revolução 4.0:
O que aconteceria se a felicidade dos seus colaboradores se tornasse estratégia de negócio?

Empresas internacionais ousaram experimentar este caminho disruptivo e, hoje, estão entre as mais bem-sucedidas em suas respectivas áreas. Hospital Anchieta, Zappos, Startbucks e Google são alguns dos exemplos no topo do ranking. No Brasil, empreendedores já observam ganhos em engajamento dos colaboradores, melhoria da performance e incremento na rentabilidade.

Em uma apresentação inspiradora, Carla Furtado revela o movimento mundial em torno da Felicidade, que envolve a ONU, os países visionários, as universidades de ponta e grandes cientistas. E mais: apresenta os requisitos essenciais para implantar um programa de Felicidade Estratégica no contexto do seu negócio.

- Proposito e felicidade no Trabalho: 

Para quem pensa que a vida é o que acontece depois do expediente ou aos finais de semana, vale o convite para refletir. Afinal, o trabalho ocupa cerca de 1/3 da vida produtiva de uma pessoa e isso é muito tempo para se desperdiçar.

Então, considere a possibilidade de fazer do trabalho uma expressão das suas forças e virtudes, uma contribuição ao mundo, um legado. Com propósito, engajamento, resiliência e bondade é possível ser mais feliz das 8h às 18h.

- Felicidade na Universidade: 

Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (2018), 60% dos alunos sofrem de ansiedade, 32% experimentam insônia, 20% relatam tristeza permanente, 10% experimentam medo ou pânico e 4% têm pensamentos suicidas.

Ao adotar a Felicidade enquanto disciplina, universidades trazem para a sala de aula teoria e intervenções com resultados comprovados em alguns dos maiores centros de pesquisa do mundo.

Amparadas pela psicologia positiva e pela neurociência, buscam a prevenção do adoecimento. Nesta apresentação, Carla Furtado apresenta um panorama mundial dos programas de Felicidade nas universidades.

- O Poder da Compaixão: 

Habilidades para a Felicidade podem ser treinadas e desenvolvidas, promovendo com isso significativas mudanças na qualidade de vida e no bem-estar. Entre elas, destaca-se a Compaixão, cujo potencial transformador é atestado pela ciência. A apresentação aborda conceito, funções, facilitadores e bloqueadores da Compaixão.

E mais: explica por que muitas empresas já estão substituindo o valor da Empatia pela Compaixão.

- Felicidade e Psicologia Positiva:

Em 2012, as Nações Unidas instituíram o International Day of Happiness, que passou a ser celebrado anualmente, a cada 20 de março. Reconhecido como Novo Paradigma Econômico, o tema resulta da bem-sucedida experiência do Butão, país que desde a década de 1970 mensura o índice FIB – Felicidade Interna Bruta, colocando sua importância lado a lado com o PIB.

Sob o comando de Carla Furtado, é gerado um espaço de inspiração. O convite ao público é compreender o real conceito de Felicidade e assumir a posição de autor e protagonista da grande narrativa que é a existência humana. 

- Felicidade: Um Bom Negócio:

Já pensou em tratar do tema Felicidade em pleno ambiente corporativo? Isso é o que empresas como Google e Zappos têm feito, com o objetivo de empoderar líderes e colaboradores e, em consequência, alcançar melhores resultados. A importância é tamanha, que cresce o número de Chief Happiness Officers (CHOs) nos Estados Unidos e na Europa.

A partir da abordagem do professor e escritor Martin Seligman, precursor da Psicologia Positiva, vamos reavaliar o conceito de felicidade, conhecer as respostas que a ciência tem oferecido sobre o tema e avaliar cases de sucesso.

O objetivo é subsidiar profissionais de Recursos Humanos e outros interessados com informações atuais e fidedignas, tratando o assunto de maneira consistente, como deve ser.

- Construindo Empresas Positivas:

Poucos espaços podem ser mais negativos que empresas, o que por si só constitui uma dicotomia. Enquanto batalham para navegar no positivo, do ponto de vista financeiro, muitas constroem culturas capazes de desapropriar a energia vital de seus colaboradores, tão essencial à produção e à boa performance e, certamente, ao lucro.

Empresas Positivas devem pensar, comunicar e atuar de maneira coerente, eliminado os abismos que comumente se vê entre a Missão que estampa as paredes e a hora da verdade vivenciada pelo cliente. Para inspirar líderes organizacionais, vamos apresentar conceitos da Psicologia Positiva aplicada às empresas.

E mais: vamos conhecer práticas simples e altamente efetivas, implementadas com sucesso em gigantes como a British Airways. 


- CuidArte | Específico para Profissionais de Enfermagem:

A oficina gera um espaço de auto conexão, para que cada participante reflita e vivencie todas as dimensões do cuidar e possa, também, restabelecer o olhar à essência de sua profissão – muitas vezes perdido em meio à rotina.

Ao final, é aplicada a dinâmica das Seis Metas Internacionais de Segurança em Saúde. O trabalho é desenvolvido através de apresentações e vivências, alternadamente.

AT 12-09
Mande-nos uma Mensagem