TEMAS


Allan Costa

Palestrante, empresario, empreendedor, consultor, executivo, conselheiro de administração, investidor anjo, mentor de STARTUPS, músico e motociclista. Aos 20 anos terminou a faculdade, aos 31 tinha pós-graduação, MBA e dois mestrados, e aos 30 se formou em Harvard. Aos 41 pediu demissão do cargo de diretor presidente e aos 43 é dono ou sócio de oito empresas. Acredita na capacidade das pessoas para promover transformações e que os maiores pecados das empresas contemporâneas são as obviedade, a mediocridade e as tartarugas árvores.

Primeiro, acreditando que, ainda que oriundo de escola pública e tendo a possibilidade de fazer um único vestibular devido a restrições orçamentárias, eu conseguiria me graduar e ser a primeira pessoa da minha família a terminar uma faculdade. Aos 20 anos, saí Bacharel em Processamento de Dados da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a partir daí comecei um processo de constante ampliação das minhas referências.

Passei por pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial na Faculdade Católica de Administração e Economia de Curitiba, avancei pelo MBA Executivo do IBMEC, busquei densidade no Mestrado em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas, concretizei o objetivo de morar no exterior como bolsista do Conselho Britânico cursando um segundo mestrado na Business School da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, e não
descansei até me graduar pela Harvard Business School, o que ocorreu em 2010 quando concluí o Programa de Gestão Avançada da Universidade de maior prestígio no planeta.

A essa educação formal, somam-se programas de aperfeiçoamento em escolas como o INSEAD, na França, a Universidade Católica de Milão, na Itália, a formação como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e, finalmente, a formação como ator cômico pela Escola do Ator Cômico do Mestre Mauro Zanata.

Bem, além de estudar desenvolvi por 20 anos uma sólida carreira executiva. Comecei carregando computadores até chegar à Diretoria Superintendente do SEBRAE no Paraná; atuei como Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná; desenvolvi paixão por compartilhar conhecimento e experiências como professor de programas de MBA na Fundação Getúlio Vargas, PUC-PR, IBMEC-PR e Universidade Positivo; aprendi a gostar de escrever publicando artigos em jornais, revistas, portais e conferências mundo afora; me obriguei a deixar a zona de conforto proporcionada por uma carreira estável e bem remunerada de 20 anos para perseguir outros objetivos.

Aceitei tentar retribuir parte do que o Governo Britânico me proporcionou com a oportunidade de estudar na Inglaterra assumindo a posição de Consul Honorário da Grã-Bretanha no Paraná; e fundamentalmente, aprendi a gostar da interação e do contato com outros seres humanos no processo de construção e compartilhamento de conhecimento, e encontrei nas palestras que realizo a forma de manter esta espiral de conhecimento girando de forma permanente. Nos estágios mais recentes do meu processo de evolução pessoal e profissional, comecei a colocar em prática o que ajudei a ensinar durante meus anos de Sebrae e me tornei empreendedor.

Primeiro, colocando de pé um projeto há muito acalentado, me tornando palestrante profissional; depois participando como investidor-anjo em um grupo ligado à Harvard Business School; atuando como sócio-mentor-conselheiro na Supernova, aceleradora de startups Curitibana e como idealizador e sócio dos Inspiradores, empreendimento cujo objetivo é levar à sociedade conteúdo diferenciado baseado em seres humanos que promoveram grandes transformações, dando voz e espaço para que suas histórias sejam contadas; e finalmente, como conselheiro de empresas privadas, umas consolidadas, outras nascentes.

Temas de Palestras


Fábricas de Realizações

Como criar e consolidar empresas extraordinárias

Apresentação: a palestra reflete sobre a construção de empresas extraordinárias e mostra porque grandes empresas não são, necessariamente, empresas grandes. Empresas extraordinárias servem de modelo e referência, independente do tamanho; inspiram e são motivo de orgulho para colaboradores e clientes; trazem em si um sentido de missão e propósito que extrapola o mero ganho financeiro.

Objetivo: sensibilizar os participantes para a importância de construir empresas alicerçadas em bases sólidas como forma de assegurar crescimento sustentável e apresentar ferramentas que permitam a adoção das ideias apresentadas de forma imediata.

Coisas Que Ninguém Vai te Contar Sobre Empreender

Verdades e mitos sobre empreendedorismo e criação de empresas

Apresentação: empreender cada vez mais se torna uma escolha para muitos jovens e profissionais experientes. Entretanto, ao se deparar com a realidade de criar empresas na prática, muitas vezes o empreendedor descobre que muito do que ele precisar saber, ninguém ensinou na escola. A palestra aborda o processo empreendedor a partir de um ponto de vista prático e direto, tratando das coisas como elas são e auxiliando o empreendedor a se preparar para trilhar uma estrada que, se é difícil por um lado, também é repleta de realização.

Objetivo: preparar empreendedores e futuros empresários para empreender com maior probabilidade de sucesso e com maior consciência quanto aos desafios a serem enfrentados.

Start Me Up

Como criar startups de sucesso e mudar o mundo

Apresentação: as startups assumiram o protagonismo no movimento empreendedor no Brasil e no mundo. Todo jovem sonha montar uma startup de sucesso e ficar rico. Entretanto, a criação de startups de sucesso não é obra do acaso e depende de mentalidade, ferramentas e atitudes específicas. A palestra levará os participantes a refletir sobre esse processo, evidenciando um possível caminho para a construção de startups de alto valor e com potencial verdadeiro de resolver problemas concretos e ajudar a mudar o mundo.

Objetivo: dotar os participantes da compreensão sobre o funcionamento de uma startup e do conhecimento sobre os passos para construir uma startup de sucesso, desde a fase de concepção da ideia até as rodadas de investimento necessárias para sua evolução em larga escala.

Re-Start Me Up

Como criar uma cultura de startups em empresas consolidadas

Apresentação: as startups assumiram o protagonismo no movimento empreendedor no Brasil e no mundo e a cultura startup tem permitido a criação de empresas de alto valor em pouco tempo.

Essa experiência tem lições valiosas para empresas consolidadas que estão em busca de alavancar seus níveis de inovação e criatividade. A palestra discorrerá sobre os elementos necessários para a criação de uma cultura inspirada em startups que possa devolver ou dotar empresas consolidadas da capacidade de inovar em ritmo acelerado.

Objetivo: possibilitar a compreensão acerca do funcionamento de uma startup, evidenciar os elementos que permitem a essas empresas nascentes inovar de forma constante e acelerada e apresentar um caminho para que a cultura startup possa ser implementada em empresas já consolidadas.

A Face Oculta da Inovação

Como desmistificar a inovação e transformá-la em realidade

Apresentação: Inovação é palavra de ordem em qualquer empresa, de qualquer porte. A palestra busca desmistificar conceitos equivocados sobre inovação e demonstrar que inovar não é necessariamente caro e complicado. Reflete sobre a importância da liderança na criação de uma cultura da inovação e discute a
relevância da criatividade como atributo humano que deve ser desenvolvido como um hábito a fim de gerar um ambiente permanentemente inovador e que permeie toda a organização.

Objetivo: Demonstrar que inovar pode ser mais simples, fácil e barato do que parece e dotar os participantes de instrumentos que permitam aumentar o nível de inovação na sua atividade profissional ou empresarial.

Chute O Balde, Seja Feliz!

Como larguei um emprego de 350 mil dólares para empreender

Apresentação: a ilusão da segurança proporcionada pelo emprego estável aprisiona milhões de pessoas em atividades sem significado. A partir da experiência de vida do palestrante, que o tornou personagem da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a palestra ressalta a necessidade de buscar propósito e significado para a vida; fala da necessidade de questionar regras e dogmas estabelecidos por terceiros e apresenta um caminho já trilhado com sucesso e que pode inspirar outras pessoas a adquirirem maior nível de autonomia em suas escolhas pessoais e profissionais, tendo como consequência maior nível de realização e felicidade.

Objetivo: Dotar os participantes dos instrumentos necessários para a busca de propósito e significado, para a reflexão informada sobre as próprias escolhas, para a elevação do seu nível de autonomia e felicidade e para a busca determinada pela realização dos seus sonhos.

Contrate Gente Melhor do Que Você

Como revolucionar seu negócio apostando em gente

Apresentação: em um mundo dominado por novas tecnologias, muitas vezes perdemos a capacidade de perceber o que efetivamente faz a diferença no sucesso das organizações.

Empresas extraordinárias tem como base do seu sucesso um grupo de pessoas diferenciado, motivado, que compartilha sonhos e propósitos e constrói uma cultura empresarial única. A palestra fala sobre como construir empresas com essas características a partir da variável mais relevante: gente.

Objetivo: refletir sobre a fonte de sucesso de organizações extraordinárias; evidenciar que o que faz a diferença sempre são as pessoas; demonstrar estratégias que permitam aos participantes construir equipes e empresas que apostem em gente como fator crítico de sucesso.

Empreendedor 360º

Como fazer do empreendedorismo uma escolha de vida

Apresentação: ser empreendedor, mais do que uma escolha profissional, é uma escolha de vida. Empreender é um hábito que funciona como um impulsionador de atitudes que geram impacto positivo e amplo. A palestra trata das escolhas necessárias ao empreendedor integral, denominado como Empreendedor 360º; mostra que empreendedores autênticos exercem influência e liderança inspiradora; discute atitudes do repertório de empreendedores de sucesso; e apresenta caminhos para a construção de carreiras e empresas alicerçadas em uma cultura verdadeiramente empreendedora.

Objetivo: despertar o espírito empreendedor nos participantes e apresentar o caminho para uma vida mais empreendedora em âmbitos pessoal e profissional.

A Arte de Fazer Acontecer

Como cortar o blábláblá e criar resultados extraordinários

Apresentação: em tempos de gurus e receitas prontas, muitas empresas correm o risco de perder o foco no que realmente interessa. Ideias e planos no papel não tem qualquer valor a não ser que sejam transformados em realidade. A palestra trata da disciplina da execução, refletindo sobre as escolhas e atitudes necessárias para não apenas pensar grande, mas principalmente realizar grande.

Objetivo: qualificar os participantes para uma atuação com foco em resultados concretos e mensuráveis através da ação com foco no fazer acontecer.

Simples Assim

Como descomplicar o sucesso na vida e nos negócios

Apresentação: a palestra provocará uma profunda reflexão sobre a busca incansável e desnecessária pela sofisticação e a ausência de resultados comprovados no mundo a partir dessa abordagem. Fazendo uso de exemplos e histórias reais, demonstrará que, a exemplo do que defendia Leonardo da Vinci, o máximo da sofisticação é a simplicidade, principalmente no ambiente empresarial onde muitas vezes, de forma equivocada, só é atribuído valor ao que é complexo.

Objetivo: oferecer insumos para uma mudança no modelo mental dos participantes que os oriente a um enfoque mais simples (mas não simplista) em seus processos decisórios, de resolução de problemas e de criação de soluções.

Cultura Come Estratégia no Café da Manhã

Como criar empresas vencedoras tendo a cultura como diferencial

Apresentação: a partir da constatação de que, nos tempos atuais, tudo pode ser copiado, a palestra evidencia que a única fonte de vantagem competitiva verdadeiramente sustentável no longo prazo é a cultura empresarial.

Objetivo: proporcionar aos participantes os instrumentos para construir equipes e empresas que tenham uma cultura empresarial forte que constitua diferencial competitivo duradouro.

Dilemas Éticos no Mundo Corporativo

Como agir de forma clara em um mundo cada vez mais cinza

Apresentação: o mundo contemporâneo apresenta diariamente dilemas éticos de difícil solução aos gestores empresariais e lideranças em geral. Embora revestido de subjetividade, o tema da ética no mundo corporativo pode e deve ter uma abordagem mais simples e direta. A palestra tratará da identificação, reconhecimento e tratamento dos dilemas éticos apontando um modelo referencial que oriente a ação ética de gestores e lideranças.

Objetivo: elevar o nível de compreensão da plateia quanto a dilemas éticos do cotidiano e oferecer um modelo referencial a ser utilizado no processo decisório cotidiano que oriente a ação ética e íntegra.

Motociclismo, Empreendedorismo e Realização de Sonhos

O que viagens de aventura ensinam sobre o trabalho e a vida

Apresentação: A palestra estabelece analogias entre viagens de aventura e o processo de empreender e gerir uma empresa. A partir da experiência em viagens de aventura sobre duas rodas, são compartilhadas lições sobre planejamento, gestão de risco, improviso e criatividade, administração de conflitos, gestão de talentos e equipes, resiliência e foco no resultado.

Experiências inspiradoras vividas no Deserto do Atacama e Carretera Austral (Chile), Carretera de La Muerte (Bolívia), Ruta 40 e Ushuaia (Argentina), Route 66 e Blues Trail (EUA), Gold Coast Highway e Pacific Ocean Highway (Austrália), entre outras.

Objetivo: transmitir conhecimentos sobre temas relevantes da gestão empresarial através de histórias e exemplos inspiradores que aumentem a capacidade de aprendizado e retenção e permitam aplicação direta no cotidiano dos participantes.

Segunda Carreira e Realização Pessoal

Como se preparar para os melhores anos da sua vida

Apresentação: as escolhas profissionais que a maioria de nós fazemos no início de nossas carreiras nem sempre nos levam por caminhos que nos levem à realização pessoal. Não por acaso, hoje se fala tanto em segunda carreira, fenômeno recente que trata da busca de profissionais experientes por empreender negócios que tenham propósito e sejam convergentes com suas aspirações pessoais. A palestra fala sobre a necessidade de se preparar para esse momento importante da trajetória profissional e oferece um caminho possível para a realização da transição sem traumas e de forma planejada.

Objetivo: apresentar aos participantes uma estratégia de planejamento e preparação para o início de uma segunda carreira empreendedora e de sucesso.

A Arte de Liderar

Como desenvolver uma liderança autêntica baseada em atitudes

Apresentação: Aborda a temática da liderança, a partir do argumento de que o que forma um líder autêntico, muito mais do que suas competências, são suas atitudes. A partir de exemplos do mundo real e de histórias de líderes inspiradores, demonstra que liderar é algo que está ao alcance de qualquer pessoa que esteja disposta fazê-lo de forma comprometida, autêntica e com base em atitudes.

Objetivo: dotar os participantes da consciência e das atitudes necessárias ao exercício da liderança autêntica; desenvolver sua capacidade de ser um líder inspirador.


Se Ética fosse relativa, Einstein seria filósofo

Um guia para a ação ética em tempos de crise moral

Apresentação: O  mundo contemporâneo apresenta diariamente dilemas éticos de difícil solução aos gestores empresariais e lideranças em geral. Embora revestido de subjetividade, o tema da ética no mundo corporativo pode e deve ter uma abordagem mais simples e direta. A palestra tratará da indentificação, reconhecimento e tratamento dos dilemas éticos, apontando um modelo referencial que orientea ação ética de gestores e lideranças.

Objetivo: Elevar o núvel de compreensão da plateia quanto aos dilemas éticos do cotidiano corporativo e oferecer um modelo referencial a ser utilizado no processo decisório que oriente a ação ética e íntegra.

Publico Alvo: Público em geral, empresários, empreendedores, colaboradores de empresas públicas e privadas, legisladores e lideranças comunitárias, públcas e empresáriais

 Modelos Mentais e a era dos Extremos

Porque nossas referências determinam o que podemos e conquistamos

Apresentação: Vivemos um momento em que a convergência de um mundo cada vez mais digital com a pressão cada vez maior por resultados nas organizações tem nos conduzido a uma "era dos extremos". O antídoto para que os males e distorções potencialmente causados por todo esse ambiente está exatamente na capacidade de encarar esse admirável mundo novo com um mindset analógico, que proporcione análises multidimensionais e que, sobretudo, nos permita desligar pilotos automáticos e começa a fazer escolhas concientes.

Objetivo: Provocar uma profunda reflexão sobre a competências e habilidades necessárias a gestores e profissionais que desejem ampliar sua capacidade de navegar com sucesso em um mundo digital e hiper-conectado.

Público Alvo: Público em geral, empresários, empreendedores, colaboradores de empresas públicas e privadas, legisladores e lideranças comunitárias, públcas e empresáriais


Empreender? Tô fora!

Porque a glamourização do empreendedorismo é prejudicial e como ser feliz com suas escolhas.

Apresentação: Se na década de 80 a moda entre os jovens era ter uma banda de rock, hoje é ter uma startup. Por um lado, o incentivo ao empreendedorismo é positivo. Mas de outro, traz riscos ao sugerir que, ou o jovem cria sua própria empresa, ou é um perdedor. Essa glamourização do empreendedorismo é perigosa e desconsidera o fato de que empreender, efetivamente, não é (e não deve ser) para todo mundo! A palestra trata do empreendedorismo por um viés responsável, mostrando que existem possibilidades de realização pessoal e profissional em qualquer área de atividade humana. Inclusive, como colaborador de empresas já estabelecidas.

Objetivo: Desmistificar o empreendedorismo e apresentar possibilidades de realização pessoal e profissional atráves de escolhas conscientes que levem em conta aspirações pessoais em detrimento de modismos vigentes.

Público Alvo: Jovens, estudantes e pessoas em geral que não tem interesse em perseguir uma carreira emrpeendedora e desejam aliviar alternativas de carreiras coorporativas.

AT 09-08