TEMAS


Paulo Saldiva

Professor Saldiva é um médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro.

Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, onde atualmente é professor titular do Departamento de Patologia, desde 1996.

Ilustre cientista , distingue-se pela sua habilidade no campo da pesquisa. Atua em três linhas de pesquisa: Saúde Humana, Poluição Atmosférica e Patologia Pulmonar.

Pioneiro, é chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental – LPAE da Faculdade de Medicina da USP, criado na década de 70, tornando-se referência no assunto e um dos pesquisadores que mais publicam na área.

Tornou-se Professor Titular aos 39 anos, o mais jovem entre todos da Faculdade de Medicina da USP. Professor Saldiva publicou 366 artigos em revistas científicas.

Seus números acadêmicos são incomparáveis e inalcançáveis, melhor constatação de tantos alunos que teve ao seu lado.

Como mestre, distingue-se pela determinação, entusiasmo e dedicação aos seus alunos, incentivando-os e introduzindo-os ao mundo da pesquisa científica de forma ímpar.

O seu amor pela ciência médica, a sua retidão de caráter, a confiança depositada em seus alunos e o seu bom humor contagiam e enobrecem seu ambiente de trabalho.

Simples, compreensivo e bom como é, valoriza o pesquisador como ser humano em todas as etapas, respeitando o aprendizado, a individualidade e a liberdade de ser de cada um.

Seus exemplos de dignidade, perseverança, humildade e seus ensinamentos propiciaram aos seus alunos crescimento profissional e pessoal indiscutíveis.

Hoje, Professor Saldiva tem um enorme desejo de transformar o que criou e produziu em ciência, em ações que ajudem a sociedade a desenvolver uma consciência social e ambiental.

Tornar o teórico em benefício real para a melhoria da sociedade, principalmente os mais carentes.

Quem sabe, nós do Instituto, possamos ajudá-lo a alcançar o que tanto almeja, com o mesmo amor, alegria e seriedade que ele se dedica ao próximo.

Temas de Palestras

- Qualidade de Vida
- Saúde
- Educação / Educadores

 

11/04/2018