TEMAS


Alan Fonteles

Alan Fonteles, é um atleta paraolímpico brasileiro, campeão paralímpico e mundial de atletismo.

Amputado das duas pernas abaixo do joelho desde os 21 dias de vida, por conta de uma falha congênita, a qual não permitiu que suas pernas se desenvolvessem completamente, é especializado em provas de velocidade, geralmente competindo em eventos da classe T43.

Alan Fonteles começou a manifestar o interesse pelo esporte aos 8 anos de idade. E logo seus anos de treinamento e dedicação renderam frutos e medalhas. Com apenas 13 anos, em 2005, já conquistava o título de Campeão Brasileiro nos 100m. Conquista que voltou a acontecer dois anos depois.

Já em 2008, Alan, com 16 anos já pintava como a maior revelação do atletismo nacional. Após conquistar o Campeonato Mundial Juvenil, em 2008, Alan Fonteles disputou pela primeira vez os jogos paralímpicos, Jogos Paralímpicos de Verão de 2008 em Pequim, e o resultado foi uma medalha de prata no revezamento 4x100.

Já nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, em Londres, veio o reconhecimento mundial. Alan ganhou o ouro nos 200m T44, superando o franco favorito, Oscar Pistorius.

Desde então, o brasileiro se consolidou como o principal velocista paralímpico.

Em 21 de julho de 2013, durante o Mundial de Atletismo Paraolímpico, Alan conquistou o ouro da prova de 200 metros da classe T43 quebrando o recorde mundial, que era de Oscar Pistorius, o único atleta da história a competir em igualdade entre os ditos normais e paralímpicos.

Já em 2015, Alan conquistou a medalha de ouro nos 200m e prata nos 100m, no Parapan de Toronto, realizado em agosto. Em outubro, no Mundial de Doha, no Catar, Alan conquistou a prata nos 200m e o bronze nos 100m.

Nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, Alan Fonteles conquistou uma Prata no Revezamento 4x100m.

Temas de Palestras

- Competitividade
- Motivação
- Superação de Desafios / Mudanças
- Deficiência Física
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Esportes
- Atletas Paraolímpicos

AT 08-09