Renato Santos

Brasília/DF


Renato Santos

Entre 2011 e 2014, Renato foi conselheiro do apresentador Roberto Justus na avaliação dos concorrentes do programa "Aprendiz", da TV Record. Desde 2002, Renato profere palestras no Brasil e outros países,, nos temas em que é especialista.




Vídeos



Artigos


Midia Escrita e Online

 

 

 

Renatos Santos é palestrante e consultor com atuação internacional. Trabalha há 24 anos com uma empresa, desenvolvendo soluções de consultoria e treinamento aplicadas em todo o país, possui mais de 21 mil horas de experiência na formação de empreendedores e empresários. Colabora com organizações como CNI, BNDES, IEL e outras, desenvolvendo ferramentas para identificação de oportunidades, modelagem de negócios e gestão de empresas, posteriormente aplicadas por consultores ligados às entidades.

No exterior, Renato é consultor da Conferência das Nações Unidas para o Comérico e Desenvolvimento, da International Finance Corporation e do Banco Mundial. Atua em programas de fortalecimento de empreendedores e negócios, e no desenvolvimento de cadeias produtivas integradas entre pequenas e grandes empresas de indústrias específicas, como TIC e aviação civil.

Entre 2011 e 2014, Renato foi conselheiro do apresentador Roberto Justus na avaliação dos concorrentes do programa "Aprendiz", da TV Record. Desde 2002, Renato profere palestras no Brasil e outros países, nos temas em que é especialista.

Renato é coautor da atual versão do Empretec, principal programa de formação de empresários em todo o mundo, desenvolvido pela ONU e hoje aplicado no Brasil e em outros 45 países, com mais de 432.000 empreendedores impactados. O próprio consultor atuou na negociação e implantação do Empretec em 24 países da América, Europa, África, Ásia e Oriente Médio.

Administrador com MD em Finanças e MBA em Marketing, Renato é autor de livros sobre análise de mercado e empreendedorismo. Um diferencial é sua experiência empreendedora: é sócio de empresas nas áreas de logística e alimentação em Brasília, onde construiu sua carreira e participa de conselhos de administração em empresas de TIC. Em São Paulo, é investidor-anjo e capitalista de risco, além de advisor em empresas de diferentes segmentos e estágios, após período como diretor e acionista de grupo no setor de medicina e saúde.

Em 2019 dedica-se à instalaçao de centros Empretec na Arábia Saudita, Quênia, Angola e Malásia, com conclusão prevista para 2020.

Temas de Palestras:

- Empreendedorismo:

Empreender é praticamente um sinônimo para Realizar – e ainda que seja fácil compreender o significado, existem estratégias e comportamentos mais adequados para fazer isso com sucesso.

Esta palestra é voltada para candidatos a empresário, empreendedores em estágio de amadurecimento e para gerentes e/ou líderes de unidades de negócio corporativas, especialmente em fase inicial de mandato. Nela, Renato Santos apresenta as competências comportamentais comuns aos empreendedores de sucesso e as contextualiza ao ambiente de negócios de hoje, em que as conexões sociais e a elevada competição de todas as partes mudam frequentemente o cenário dos negócios.

Para fazer isso, Renato demonstra que, independente da posição de executivo ou proprietário, o empreendedor possui competências comportamentais diferentes da média, mas similares entre si e a outros casos de sucesso. Mais do que isso: pesquisas científicas demonstram que essas competências estão presentes nos empreendedores bem-sucedidos de várias partes do mundo, e independem da região, cultura, ramo ou porte do negócio.

Além disso, Renato comprova que é possível desenvolver de forma consciente as habilidades empreendedoras, seja a partir da própria experiência ou da visão de terceiros – e com isso, demonstra que é possível trabalhar para injetar o empreendedorismo no DNA do negócio, aumentando assim a capacidade de realização da empresa e, em última análise, de lucro.

Esta palestra tem duração de 60 a 75 minutos, podendo ser complementada com tempo adicional de 15 a 30 minutos para perguntas.

- Inovação:

Da mesma forma como a Qualidade na década de 90 e a Reengenharia de Processos na virada do século, a Inovação é o tema do momento. No entanto, as conversas sobre inovação são quase sempre povoadas de exemplos de empresas que já inovaram – com a desvantagem de não explicar a forma como o fizeram e nem os passos para obter resultados similares.

Esta palestra é voltada para empresários em fase de crescimento e executivos líderes de unidades de negócio, desde que possuam equipes próprias e objetivos de desempenho individuais ou para o negócio. Destina-se a empreendimentos saudáveis, com questões básicas de gestão e sobrevivência já superadas, e que possam priorizar o crescimento da empresa como objetivo.

Na palestra, Renato Santos aborda o conceito de Inovação e a melhor maneira de aplicá-lo na prática. Discute assuntos incômodos, como por exemplo a forma de medir a capacidade inovadora de uma equipe e as métricas necessárias para avaliar seus resultados. E traça o perfil da equipe com potencial inovador – para que os participantes saibam enxergar em suas próprias empresas se as condições necessárias para o resultado estão presentes.

Renato aborda também os componentes de um ambiente empresarial inovador e os pré-requisitos para que a Inovação floresça. Com isso, permite que se planeje a inovação no negócio, trazendo-a do plano da “criatividade iluminada” para o da “evolução planejada”.

Esta palestra tem duração de 60 a 75 minutos, podendo ser complementada com tempo adicional de 15 a 30 minutos para perguntas, comentários ou debate.

- Planejamento:

Discutir os negócios é parte fundamental da vida dos empresários e executivos. Mas nesta conversa franca e direta, Renato Santos aborda os pontos normalmente negligenciados – ou evitados – por líderes de negócios ao planejar os próximos passos em suas empresas. Com isso, chama a atenção dos participantes para tópicos ignorados e que podem fazer diferença fundamental nos resultados.

Voltada para empresários, líderes de empresas ou de unidades de negócio e futuros empreendedores, esta palestra aborda a importância da evolução do perfil do gestor, especialmente na forma de enxergar, modelar e planejar o negócio. Uma evolução que vai além da maneira de pensar e se traduz na forma de agir: discutindo conceitos como prototipagem e teste de hipóteses em detrimento de pesquisas estatísticas e datamining, Renato oferece formatos viáveis a pequenas empresas para obter planos com a mesma consistência das grandes.

Com a ajuda de exemplos atuais de startups e empresas bem-sucedidas com modelos abertos e adaptáveis de gestão, Renato demonstra a importância da cultura instalada no negócio para o seu sucesso. A palestra tem como foco uma conversa objetiva e direta sobre o que considerar ao pensar o futuro, que medos combater e que oportunidades abraçar.

Esta palestra tem duração de 60 a 75 minutos, podendo ser complementada com tempo adicional de 15 a 30 minutos para perguntas, comentários ou debate.

AT 09-09
Mande-nos uma Mensagem