TEMAS


Aleksandar Mandic

Iniciou sua carreira profissional, ingressando na Siemens, onde atuou na área de Automação Industrial com computadores de processo. 

Dezoito anos depois, em 1990 ele deixou a Siemens para abrir seu próprio negócio, a MANDIC BBS.

Em 1996 com a chegada da Internet no Brasil, e através da sociedade com o grupo GP Investimentos, a MANDIC BBS se transformou em uma das gigantes da Internet brasileira, a MANDIC INTERNET S.A.

No final dos anos 90, tanto Aleksandar Mandic quanto o GP Investimentos venderam a Mandic para uma empresa argentina, chamada O Site.

Em janeiro de 2000, Mandic se tornou sócio-fundador do iG – Internet Group, onde ocupou o cargo de vice-presidente até setembro de 2001.

Já em janeiro de 2002, decidido a ter novamente seu próprio negócio, o executivo reabriu a MANDIC, só que dessa vez o foco era em e-mail corporativo, sob o nome de mandic:mail, cujo slogan era "o melhor e-mail que a internet pode fazer". A empresa só crescia e ganhava novos clientes com um serviço de e-mail que evoluiu para a oferta de produtos de computação em nuvem.

Dez anos depois, em março de 2012, o empreendedor vendeu a empresa para o fundo de investimentos Riverwood Capital, por R$ 100 milhões. Com a venda, Aleksandar Mandic comprou uma pequena participação no próprio Riverwood onde atua como conselheiro na empresa.

Após a venda da empresa Mandic, aos 60 anos, seria a hora de aposentar-se e curtir a vida distante da agitação dos escritórios e das reuniões de negócios. Mas não foi isso que aconteceu. No inicio de 2013 Aleksandar Mandic criou, despretensiosamente, um App que o ajudaria como um data base para senhas de Wi-FI dos locais públicos que ele frequentasse o Mandic Magic (atual Wi-Fi Magic).

WI-FI Magic é um aplicativo gratuito que é uma rede social de compartilhamento de senhas Wi-Fi. A ideia surgiu de uma necessidade dele pois percebeu que muitas tarefas dos celulares demandam redes sem fio Wi-Fi, pois o 3G e o 4G não davam conta. O Wi-Fi Magic funciona de uma forma simples: o aplicativo informa as senhas das conexões à internet próximas do local público onde se encontra o usuário.

Um ano após seu lançamento, o app já conta com mais de 15 milhões de usuários espalhados em quase todos os países do mundo.

Para o empreendedor, os aplicativos serão o futuro dessa geração que quer fazer as coisas com agilidade e precisão. Para se ter uma ideia da dimensão dessa vertente de mercado, em 2013, os apps geraram receitas globais de US$ 26 bilhões, segundo a consultoria americana Gartner, especializada em tecnologia.

Recebeu uma singela homenagem no seriado cômico de tecnologia norte-americano Silicon Valley (episódio 6 da 4° temporada), onde um CEO de nome George Mandic, dono da empresa "Alvarado" Sales Group, se recusa a receber os protagonistas da série que estavam procurando investidores para um app de compressão e compartilhamento de espaço em smartphones com o propósito da criação de uma "nova internet".

Temas de Palestras:

- Empreendedorismo
- Empresários / Executivos de Sucesso
- Liderança
- Inovação em Tecnologia
- Tecnologia
- Planejamento e Estratégia
- Criatividade e Inovação
- Superação de Desafios / Mudanças

AT 08-09