TEMAS


Hugo Hoyama

Hugo Hoyama, mesatenista brasileiro. Atualmente, é atleta do Palmeiras.

Começou a praticar o tênis de mesa com sete anos de idade, no Palestra de São Bernardo, clube de sua cidade. Em 1985 fez um estágio de nove meses no Japão, treinando na Universidade Nihon Daigaku. Na volta, aos 17 anos de idade, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira adulta.

Após a estada no Japão, foi para a Suécia, onde jogou no clube Ranas BTK de 1992 a 1994; na Bélgica, no clube Pantheon Royal Smash e, em 1996, voltou à Suécia, jogando no clube Falkenberg.

Participou das Olimpíadas de Barcelona 1992; Olimpíadas de Atlanta 1996, onde obteve o 9º lugar na prova de simples; Olimpíadas de Sydney 2000, onde foi eliminado na terceira rodada em simples e na segunda em duplas; e Olimpíadas de Atenas 2004.

No ano de 2007, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, Hugo Hoyama, juntamente com Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro, foi campeão por equipes na tênis de mesa masculino, conquistando assim sua nona medalha de ouro, batendo o recorde brasileiro de medalhas de ouro em jogos Pan-americanos, que pertencia a Gustavo Borges (8 medalhas), nadador já aposentado.

Nos jogos Pan-americanos de 2011 em Guadalajara, Hugo foi novamente campeão por equipes, conquistando sua décima medalha de ouro, recorde que seria superado pelo nadador Thiago Pereira ainda em Guadalajara.

Palestra

Com a palestra motivacional O Saque da Vitória, Hugo Hoyama, além de contar sua trajetória de 36 anos dedicados ao tênis de mesa, divide os métodos usados na carreira para mostrar como alcançar o sucesso.

O maior atleta de tênis de mesa brasileiro de todos os tempos aborda temas sobre motivação, superação, trabalho em equipe, sucesso e longevidade. Conta como se tornou referência no tênis de mesa brasileiro a modalidade tem a hegemonia dos chineses e como conseguiu defender a Seleção Brasileira por tanto tempo.

A 1° medalha de ouro conquistada em Jogos Pan-americanos foi em 1987, em Indianápolis, quando tinha apenas 18 anos. Depois de 24 anos defendendo o país, o mesatenista chegou ao seu décimo ouro em Pans. Em 2011, em Guadalajara, Hugo Hoyama tinha 42 anos.

Já a 1ª participação em Jogos Olímpicos foi em 1992, em Barcelona, e a última em Londres, 2012, aos 43 anos. Juntamente do velejador Torben Grael e do cavaleiro Rodrigo Pessoa, Hugo Hoyama é o atleta brasileiro que mais participou de Olimpíadas, seis no total.

Temas de Palestras

- Motivação
- Superação
- Trabalho em equipe
- Sucesso
- Longevidade