TEMAS


Monja Coen Roshi

Cláudia Dias Baptista de Souza, conhecida como Coen Roshi ou Monja Coen, é uma monja zen budista de ascendência portuguesa, e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão. Monja Coen também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, crianda em 2001 com sede em Pacaembu.

Criada no Cristianismo, tendo estudado em colégio de freias, dedicou-se a estudar o Budismo no Zen Center of Los Angeles, em 1983, logo depois partindo para o Japão e convertendo-se à tradição budista zen no Convento Zen Budista de Nagoia, tendo também estudado nos templos de Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo. Antes de dedicar sua vida a religiosidade, atuava como jornalista e repórter em diversos jornais de São Paulo.

De volta à São Paulo, em 1995, liderou atividades no Templo Busshinji, tornando-se a primeira mulher e a primeira monja de ascendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil por um ano. Monja Coen é mais conhecida por fazer palestras, participar de reuniões e diálogos inter-religiosos e promover a Caminhada Zen, em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de paz.

Livros:

- Viva Zen: Reflexões Sobre o Instante e o Caminho
- Sempre Zen: Aprender, Ensinar, Ser
- A Sabedoria da Transformação: Reflexões e Experiências
- 108 Contos e Parábolas Orientais
- O Monge e o Touro
- O Sofrimento É Opcional
- Verdade? Porque Nem Tudo O Que Ouvimos Ou Falamos É Verdadeiro

Temas de Palestras:


- Budismo
- Meditação
- Confiança
- Migrações e Resistência
- Consciência Humana
- Sabedoria Através do Olhar Fazer bem
- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal
- Superação de Desafios / Mudanças

AT 10-09