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Rico de Souza Surfista

Apaixonado pelo mar, começou a surfar com aproximadamente doze anos, na praia do Leblon e do Arpoador.

Como tudo na sua vida o início não foi fácil, para comprar sua primeira prancha, uma madeirite, precisou vender garrafas, jornais e chumbo que pegava nas construções do Leblon. Além disso, enfrentou o grande preconceito que existia em relação ao surf e seus praticantes, principalmente na epoca da Ditadura Militar.

Alguns anos depois de ter dropado sua primeira onda, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Magno Surf, realizado na praia do Arpoador em 1969. Os outros dois titulos de campeão brasileiro vieram em 1972 e 1973, em Ubatuba.

Paralelo ao surf, Rico começou a fazer pequenos consertos em pranchas como forma de suprir uma mão de obra quase insistente e, não demorou para que o surfista começasse a shapear suas proprias pranchas, criando então a Rico Surfboard.

Dando continuidade a sua trajetoria dentro d'água, tornou-se tricampeão brasileiro de longboard (1987, 1988 e 1989), vice campeão mundial de longboard nos jogos mundiais amadores da International Surfing Association (1988) e vice campeão mundial de longboard no circuito da Association of Surfing Professionals (1989).

Foi graças ao seu bom desempenho, que Rico tornou-se o primeiro e único atleta patrocinado pela Rede Globo, contribuindo assim para tornar o surf um esporte mais popular e respeitado pela sociedade.

Fora da água, o surfista também se destacou por suas atitudes e conquistou os títulos de Cidadão Benemérito do Estado do Rio, Cidadão Honorário da Cidade e Embaixador do Surfe Brasileiro pela Comissão Nacional de Atletas.

Como empresário, soube aproveitar as oportunidades e criou uma série de produtos relacionados ao surf, contribuindo ainda mais para a evolução do esporte no Brasil.

Dentre os seus principais empreendimentos estão a Escola de Surf Rico, o Disk Surf, o portal Ricosurfcom, o Rico Point, o Museu do Surf Rico e, por fim, a Rico Promoções Esportivas, empresa responsável por desenvolver inúmeras ações promocionais e campeonatos de surf.

Como o próprio Rico costuma dizer, o seu principal objetivo é devolver ao surf tudo o que o esporte lhe proporcionou ao longo de sua vida, por isso, está sempre engajado em projetos de cunho social, como o patrocínio que oferece aos surfistas de baixa renda André Luiz, o Deka e Rodrigo de Sousa, o Saci.

Além disso, Rico é um amante da natureza e está sempre lutando por sua preservação. Foi com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas causados pelo aquecimento global, que Rico quebrou cinco recordes, todos registrados no Guinness Book.

Temas de Palestras:

- Trajetória no Surf
- Saneamento Básico no Brasil
- Competitividade
- Liderança
- Motivação
- Superação de Desafios e Mudanças

AT 09-09