TEMAS


Fernando Haddad

Fernando Haddad, acadêmico e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi prefeito da cidade de São Paulo entre 2013 e 2016.

Professor de Ciência Política da Universidade de São Paulo, instituição onde graduou-se em direito, fez mestrado em Economia e doutorou-se em Filosofia, foi ministro da Educação entre julho de 2005 e janeiro de 2012, nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Trabalhou como analista de investimento no Unibanco e, de 2001 até 2003, foi Subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo da administração de Marta Suplicy. Integrou, ainda, o Ministério do Planejamento do Governo Lula durante a gestão de Guido Mantega 2003 - 2004, oportunidade na qual elaborou o projeto de lei que instituiu as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil.

Em 2012, foi eleito prefeito do município de São Paulo, vencendo no segundo turno o candidato peessedebista, José Serra.

Fernando Haddad é bacharel em direito, mestre em economia (com a dissertação O caráter sócio-econômico do sistema soviético) desde 1990, e doutor em filosofia (com a tese De Marx a Habermas - O Materialismo Histórico e seu paradigma adequado, sob a orientação de Paulo Arantes) desde 1996, tendo obtido esses três graus pela Universidade de São Paulo (USP).

No final de 1985 diplomou-se em Direito e, no ano seguinte, foi aprovado no exame da OAB. Em outubro de 1986, Haddad foi selecionado para o mestrado em Economia da Universidade de São Paulo (USP), que viria a concluir em 1990, depois de passar um ano (1989) elaborando a tese como aluno visitante da Universidade McGill.

Prosseguiu a jornada acadêmica na USP cursando, entre 1991 e 1996, o doutorado em Filosofia. Nos dois níveis da pós-graduação defendeu teses de crítica ao socialismo real, adotando em ambas abordagens ancoradas na escola frankfurtiana

Temas de Palestras

Construindo Protocolos Éticos de Governança Corporativa

Sumário

- Ética para dentro e ética para fora: duas faces da mesma moeda
- Controladoria interna: como lidar com a familiaridade e intimidade
- Padrão de relacionamento com o entorno e fairplay: concorrência
- Padrão de relacionamento com o entorno e compliance: poder público
- Como construir protocolos de governança corporativa: integralidade
- Cooperar em torno de princípios e concorrer em torno de competências

O Líder é o Professor

Sumário

- A educação como ação transformadora: forma e conteúdo
- Liderança como pressuposto da transformação
- A atitude do professor dentro e fora da sala de aula
- A imagem do professor como atributo
- A valorização do professor como profissional único

Cooperar em Torno de Princípios e Concorrer em Torno de Competências

Sumário

- A empresa moderna: balanço entre cooperação e concorrência
- Por que cooperar em torno de princípios: institucionalidade
- Por que concorrer em torno de competências: eficiência e inovação
- Dilemas morais comuns e zonas de sombra
- Transparência e procedimentos na solução de dilemas morais

A Atitude do Professor Dentro e Fora da Sala de Aula

Sumário

- Dentro e fora da sala de aula, da escola e da docência: esferas de autuação
- Atitude dentro da sala de aula: liderança e compromisso
- Atitude na escola: cooperação e renovação
- Atitude na sociedade: consciência do papel e força do exemplo
- Docência e vida metódica: a integridade da profissão.