Manu Buffara

Curitiba/PR


Manu Buffara

A chef paranaense, Manu Buffara, é um nome em evidência no cenário da gastronomia contemporânea. Seu único filho é o restaurante Manu,em Curitiba, e é nele que a chef de cozinha faz experimentos com produtos naturalmente brasileiros,em sua maioria da região paranaense.




A chef paranaense, Manu Buffara, é um nome em evidência no cenário da gastronomia contemporânea. Seu único filho é o Restaurante Manu, em Curitiba, e é nele que a chef de cozinha faz experimentos com produtos naturalmente brasileiros, em sua maioria da região paranaense.

Sua técnica é indiscutível, e se torna visível na construção dos pratos, até para os não entendedores do assunto. Seus produtos são cuidadosamente selecionados. O bom gosto e sofisticação são palavras-chaves em suas produções.O cuidado e manuseio com os insumos é rigoroso, para a chef, cada detalhe conta.Tamanha experiência foi adquirida quando a graduada em jornalismo decidiu que o seu modo de se comunicar não era através de palavras, mas do paladar. Dessa maneira, sua história foi escrita.

Adquiriu aprendizado em torno da gastronomia estrelada pelo Guia Michelin, na Itália, e após tomar prática e ainda mais gosto pelo que fazia, foi a primeira brasileira a estagiar no atual melhor restaurante do mundo, segundo a revista Restaurant , Noma, na Dinamarca.

Seu perfeccionismo é fruto da experiência que teve com o chef americano, Grant Achatz, do Alinea, em Chicago. As experiências foram muitas. Viagens inesquecíveis apenas com uma mochila nas costas, paisagens deslumbrantes, culturas e gastronomias inacabáveis. Tudo isso reflete hoje na inspiração, preparo e finalização de seus pratos.

Todo o respeito que a chef tem pelos insumos foi herdado de seu pai, que era agricultor. O uso ideal dos produtos, faz de seu menu um mutante. Sempre com o objetivo de manter o frescor, seus insumos são selecionados conforme a disponibilidade da época.

Não é apenas do treinamento de seus cozinheiros que a Manu é responsável, ela treina a equipe de recepção do seu restaurante. Segundo ela, eles são a primeira impressão que o cliente tem do Manu, então ela os molda com as características do estabelecimento.

Para recepcionar os clientes, ela serve um suco de boas vindas de frutas nativas da Mata Atlântica, com uma mistura de refrescar a alma. Os snacks são acompanhados por vinhos e espumantes da região do Sul do Brasil, sempre para lembrar os clientes qual a origem do Manu.

Os menus são adaptáveis a restrições e tamanhos, com variadas opções, cheios de surpresas. São obras primas, desde montagem até o sabor.

A gastronomia não é apenas uma parte de sua vida, mas sim, tudo o que respira.

Prêmios:

- Melhor Restaurante do Ano - Prazeres da Mesa 2015
- Bom Gourmet - 5 estrelas, 2011, 2012, 2013, 2014

Temas de Palestras:

- Motivação
- Liderança
- Gastronomia
- Gestão de pessoas
- Empreendedorismo
- Qualidade de serviço
- Mulher na liderança
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Cozinha vegetariana
- Palestra para Mulheres

AT 11-09
Mande-nos uma Mensagem