TEMAS


Jose Pacheco

Jose Francisco de Almeida Pacheco, educador, pedagogo e pedagogista, nascido na cidade do Porto em Portugal e grande dinamizador da gestão democrática na Educação.

Foi eletricista, estudou engenharia e mudou-se para o Ensino. Foi professor primário e universitário.

É um critico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do individuo.

Defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas.

Em meados de 2017 era ja indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da Escola da Ponte. Uma escola liceal sem séries, sem prova, sem aula e focada na autonomia e protagonismo do aluno que ele próprio tinha sido o mentor, nos anos 70, no Norte de Portugal.

Especialista em Leitura e Escrita, é desde 1995 mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Coordenou projeto Fazer a Ponte, desde 1976 a 2004, realizado na Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, até à data da sua aposentadoria.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do Educação para Todos projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire.

Em 2007, deslocou-se para o Brasil,

Está desde Abril de 2011 a colaborar diretamente em um projeto, em uma ONG em Cotia, São Paulo do Brasil, que segue o mesmo ou idêntico modelo de ensino.

Foi investigador do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060 - Plano Estratégico para a uma Cidade Sustentável, onde desenvolveu pesquisa na área da Educação.

No Ministério da Educação do Brasil integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica.

É neste momento diretor pedagógico da EcoHabitare Consultoria e Projetos Ltda., empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem.

Participa na Rede de Inovação e Criatividade da Educação do Sesc Nacional atuando nos grupos de trabalho de Formação e Avaliação.

É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como um louco com noções de prática.

Sendo um apologista da máxima preparação do aluno para a cidadania, para seu bom crescimento, apresentou 21 valores que acha fundamentais que uma escola deve trabalhar e contribuir, para ele os assumir para si. São.:

- Autonomia;
- Beleza;
- Coerência;
- Desapego;
- Esperança;
- Felicidade;
- Gratidão;
- Honestidade;
- Indignação;
- Justiça;
- Lealdade;
- Meio Ambiente;
- Não violência;
- Optimismo;
- Prudência;
- Qualidade de vida;
- Responsabilidade;
- Solidariedade;
- Tolerância;
- Uma atitude é uma atitude…;
- Verdade.

Entre eles os de Excelência Acadêmica, prêmio da Fundação Engenheiro Antônio de Almeida, a Comenda da Ordem da Instrução Pública e da Experiências Inovadoras no Ensino, em Portugal.

Exemplares

- Quando eu for grande, quero ir à Primavera., (2000) Ed. Didática Suplegraf
- Sozinhos na Escola., (2003) Ed. Didática Suplegraf
- Escola da Ponte: um outro caminho para a Educação, (2004) Editora Suplegraf
- Caminhos para a Inclusão, (2006) Artmed Editora
- Para Alice, com Amor, (2007) Cortez Editora
- Escola da Ponte - Formação e Transformação da Educação, (2008) Vozes Editora
- Para Os Filhos Dos Filhos Dos Nossos Filhos, (2008) Papirus Editora
- Pequeno Dicionário de Absurdos em Educação, (2009) editora Artmed
- Pequeno Dicionário das Utopias da Educação, (2009) editora Wak
- Dicionário de Valores, (2012) editora SM
- Inclusão não rima com solidão, (2012) editora Wak
- Escola da Ponte - Vila Das Aves - Portugal, (2012) editora Rovelle
- A Avaliação da Aprendizagem na Escola da Ponte, (2012) Wak editora
- A Escola da Ponte Sob Múltiplos Olhares - Palavras de Educadores, Alunos e Pais, (2013) editora Penso
- Crônicas Educação - Denunciar e Anunciar, vol. 1, (2013) editora Nossa Cultura
- Crônicas Educação - Denunciar e Anunciar, vol. 2, (2014) editora Nossa Cultura
- Aprender em Comunidade, (2014) editora SM
- Escola da Ponte - uma escola pública em debate, (2015) Cortez Editora

Escreve com regularidade artigos em revistas, nomeadamente as digitais Educare e na Revista Educação.

Temas de Palestras

- Aula, fato ou mito?
- Aprender em Comunidade
- Novas Construções Sociais de Aprendizagem
- Experiências Inovadoras na Educação
- Mitos, utopias e moscas
- Criatividade e Inovação