TEMAS


Claudio Forner

É Administrador de Empresas e especialista em comercialização internacional pela Fundação Getúlio Vargas, em convênio com a Organização dos Estados Americanos - OEA e Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Atua como consultor credenciado pelo SEBRAE em empreendedorismo e no desenvolvimento de metodologias para capacitação empreendedora, com experiência de 20 anos de atuação.

Exerce a função de Instrutor líder do EMPRETEC no Brasil e possui credenciamento como International Master Training da UNCTAD-ONU para formação de instrutores e capacitação de empreendedores no exterior.

É diretor da empresa Forner Consulting e autor dos livros: Exportação - Novos horizontes e novos negócios Importação - Um mundo de oportunidades Negociação e Contratação Internacional - Cruzando fronteiras, conquistando novos mercados Como participar em Feiras Internacionais Acesso a Mercados Internacionais Preparação da Empresa para Exportar Aspectos Legais na Exportação.

Foi conselheiro de Roberto Justus no Aprendiz 5 O Sócio.

Temas de Palestras:

- O Contexto de uma oportunidade
- O valor das ideias
- Converter ideias em oportunidades
- Inovação e Padronização O valor da experiência

Abordagem:

O tema central desta palestra é a figura do empreendedor e sua atuação na sociedade. A palestra centra-se na apresentação, através de exemplos reais, dos diferentes perfis e tipos de empreendedores.

Aborda de forma inovada as características e traços empreendedores, apresentando as diferentes combinações e suas consequências.

Esta abordagem é resultado da Vivência de mais de 20 anos do palestrante na condução de treinamentos para desenvolvimento do comportamento empreendedor através do programa das nações unidas Empretec.

Explora a escola de uma carreira

- Os jovens e as carreiras profissionais
- As possibilidades de inserção profissional
- As pré- disposições para carreiras profissionais Empregados x Líder/Gerente x Autônomo x Empreendedor
- Como migrar de carreira
- O futuro como desafio

 Abordagem:
O que fazer profissionalmente é explorado nesta palestra, demonstrando de forma clara e objetiva, as diferentes possibilidades de carreira na vida das pessoas.

Discute o mercado de trabalho em diferentes perspectivas apresentando alternativas que podem ser buscadas pelo profissional de acordo com seu perfil.

Além disso, focaliza a preparação do individuo para transformar sua carreira através de planejamento cuidadoso e não pego de surpresa num ambiente tão volátil.

A palestra esta baseada em casos reais e na vivência do palestrante na formação de jovens e adultos.

Planejamento cuidadoso e não ser pego de surpresa

O aprendiz

- Pessoas x desafios
- Onde Começa a trajetória de um vencedor
- Característica de quem fracassa
- Característica de quem vence
- Trabalhando sob pressão
- Trabalho em equipe Quando a equipe se vai e o individual passa a ser vital

Abordagem:
A palestra apresenta a realidade vivida no programa “ O aprendiz” explora as etapas de crescimento dos
participantes durante o transcorrer da experiência fazendo uma analogia com o mercado de trabalho erros e
acertos de cada prova o trabalho em equipe num ambiente competitivo
Mudança necessária para se alcançar o sucesso palestra baseia-se na participação do palestrante em três
edições do programa da rede Record e sua vivência como conselheiro no programa

Revitalização do varejo de rua

- Visão integrada de varejo
- A inovação num ambiente coletivo
- A identidade do varejo em projetos coletivos
- Ação individual x mix
- Geração de ideias criativas
- Um passo além da vocação

Abordagem:
O tema desta palestra é o varejo, mostra uma visão integrada do varejo e como se diferenciar num ambiente de alta concorrência.
Discute as vantagens e desvantagens na formação de redes para atuação coletiva e em que momentos pode-se buscar alternativa, discute ainda que o óbvio em casos reais e centra-se na experiência do palestrante no desenvolvimento de trabalhos de planejamento estratégico em diversas cidades.

Novos rumos para o turismo

- Turismo, posicionamento eficaz.
- Diferenciação no segmento de turismo
- Cases destinos diferenciadas
- Para onde ir? Novos rumos
- O valor da experiência
- Como ser criativo num mercado tão competitivo
- O diferencial das pessoas

Abordagem:
O tema desta palestra é o segmento de turismo, apresenta do setor e dando uma visão atual do turismo no Brasil e no mundo. Discute como se diferenciar num ambiente competitivo, a importância de ser criatiarejo, identificando as etapas para criação de uma identidade num ambiente competitivo e como as pessoas podem ser um diferencial.
Este trabalho se baseia em exemplos comerciais de sucesso e centra-se na experiência do palestrante em
consultorias que envolvem o desafio do varejo no Brasil.

Reconstruindo o varejo

- Modelos de varejo - Shopping x Varejo de rua
- O varejo do futuro - para onde vamos
- O choque de gerações
- Reconstruindo um novo modelo
- Inovação como fonte de novas oportunidades
- Quem fica e quem vai
- O diferencial das pessoas

Abordagem:
A palestra diferencia o que vem a ser varejo de shopping e varejo de rua, o novo modelo que põe em cheque a pratica de sucesso existente.
Mostra que a necessidade de inovar é mais presente na atualidade em razão da proximidade da concorrência e da informação acessível a todos, além de apontar o que precisa para se manter neste mercado.
O trabalho se baseia em exemplos comerciais de sucesso e centra-se na experiência do palestrante do desenvolvimento de projetos para o varejo brasileiro.

Ser Empreendedor

- Oportunidades em carreiras profissionais
- Visão empreendedora
- Como explorar uma oportunidade no ambiente profissional
- Os tipos de intra empreendedores
- Projetos x negócios
- Alavancagem de uma carreira empreendedora
- O ambiente para inovar

Abordagem:
O tema da palestra é o intra empreendedorismo ser empreendedor é um diferencial dentro e fora da organização
Conceitua visão empreendedora baseada em oportunidades de carreira e mostra como criar um ambiente organizacional propicio a inovação, além, de diferenciar os diferentes tipos de intra empreendedores.
Desenvolve conceito de projeto e como podemos transformar projetos em negócios são explorados casos reais de atitude intra empreendedora baseadas na vivência do palestrante.

Quiz show empreendedor

- Perguntas focadas no ambiente dos empreendedores
- Disputa entre subgrupos
- Sinergia no trabalho em equipe
- Complementaridade
- Visão de equipe
- Competitividade
- Orientação para resultados

Abordagem:
Este trabalho se desenvolve através de uma competição entre vários subgrupos elaborando-se perguntas e/
ou dilemas que devem ser resolvidos em equipe. Apresenta-se como requisitos para esta atividade: Sinergia
entre membros da equipe complementaridade e orientação pata resultada.
O tema das perguntas aborda o ambiente empreendedor em seus diferentes aspectos este projeto pode ser adequado para vários segmentos e tipos de abordagem

Mulher empreendedora

- Uma abordagem diferenciada sobre as características da mulher empreendedora
- Personalidade franca- O ponto de partida
- Traços de personalidade-característica da mulher empreendedora
- Visão antropológica - Evolução do pensamento
- Tomada de riscos e a influência no empreendedor
- O Ambiente e a mulher empreendedora-Relação causa x efeito
- Autonomia e autoconfiança
- As diferenças de gênero ao empreendedor

Abordagem:
A palestra aborda de forma diferenciada as características da mulher empreendedora apresenta de maneira
sintética os aspectos históricos e antropológicos que influenciam diretamente no papel da mulher no mercado de trabalho.
Discute a diferença de gênero na atividade de empreender e a relação de causa e efeito na decisão da
mulher para assumir este risco.
Palestra apresentada em casos reais de sucesso

Empreendedor- Qual o seu tipo?

- Empreendedor e tipologia
- Características dos tipos de empreendedores
- Como atuam os diferentes tipos se empreendedores
- A intensidade na hora de empreender
- Tipos de empreendedores e seus negócios
- Cada um no seu “ Quadrado”
 Empreendedor- qual será o seu tipo

Abordagem:
A palestra discute os diferentes tipos de empreendedores e quais as características presentes em cada tipo, bem como a intensidade que estas características apresentam. Mostra que existem graus de empreendedorismo e seu efeito no ambiente traz resultados diferenciados.
Possibilita ao espectador reconhecer-se como empreendedor e identificar-se em um dos tipos
 
Desenvolvimento de territórios a parte da inovação

- Inovação como fonte de oportunidades
- Reconstruindo um território
- Conceito e formação de identidade
- Inovação X vocação. I que vale mais?
- Ideias ancoras.
- Visibilidade ser o melhor

Abordagem:
Palestra que explora a inovação de forma em um território. Discute arranjo competitivo para grupos e a formação de uma regional.
Apresenta uma lógica diferente para identificar e trabalhar com ideias a fim de que se tornem oportunidades
propondo que a visibilidade é uma ferramenta a ser trabalhada de forma inteligente.
A abordagem se efetiva pela exposição de casos reais de sucesso.

AT 10-08