Zeina Latif

São Paulo/SP


Zeina Latif

Zenia é uma das mulheres mais reconhecidas e influentes do mercado financeiro, com sólida carreira em análises econômicas em instituições financeiras importantes.




Vídeos



 

 

 

 

Zenia é uma das mulheres mais reconhecidas e influentes do mercado financeiro, com sólida carreira em análises econômicas em instituições financeiras importantes.

Zeina iniciou a sua trajetória como economista como pesquisadora na Fipe – USP e economista na Tendências Consultoria Integrada, uma empresa de consultoria econômica especializada, fundada por Mailson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda. Em seguida, migrou para o mercado financeiro e foi economista-chefe em instituições importantes, como HSBC Asset Management, ABN-Amro Real, ING Bank, Royal Bank of Scotland, e XP Investimentos. Em 2012, associou-se à Gibraltar Consultoria, onde atua como diretora e consultora.

A opção pela carreira de economista aconteceu quando Zeina se deparou, ainda criança, com a conjuntura desafiadora do Brasil dos anos 1980, que conjugava crises sucessivas, pacotes econômicos malsucedidos, inflação alta, crescimento econômico pífio e pobreza generalizada.  

Atua como membro do Conselho Consultivo da Febraban. Foi do Conselho de Administração da Unimed Participações e do Conselho Fiscal da Vetor Brasil e do Instituto Escolhas. Foi também membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República entre 2016 e 2018, e secretária de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo de abril a outubro de 2022.

Já foi colunista em publicações importantes como O Globo, Broadcast e Estadão. É autora do livro Nós do Brasil: nossa herança e nossas escolhas, pela Editora Record, e publicou o artigo Democracia e crescimento no Brasil, com Marcos de Barros Lisboa, no livro A Via Democrática – Como o Desenvolvimento Econômico e Social Ocorre no Brasil (2014).

Em 2006, Zeina foi eleita pela Revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do mercado financeiro no Brasil. Em 2008, recebeu o título de melhor economista-chefe pela Ordem dos Economistas do Brasil. Em 2019, recebeu o Prêmio Profissional do Ano na categoria Economia/Finanças pela Anefac.

Temas de Palestras:

- Cenário Econômico;
- Economia Cenário Nacional e Internacional;
- Mercado Financeiro;



AT 01-23

 

Mande-nos uma Mensagem