TEMAS


Ana Escobar - Bem Estar

Dra Ana Escobar,é Médica Pediatra formada pela USP, é professora Livre Docente do Departamento de Pediatria da e é Coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social e Médica Consultora do Programa Bem-Estar da TV Globo

A Dr. Ana também é membro do DoHAD International Society, do Conselho Editorial da revista Clinics eMembro do Conselho Editorial e colunista da revista Crescer Ed. Globo.

Também é colunista semanal no G1 - portal de notícia da Rede Globo na internet.

Dra Ana Escobar, pediatra, mestre e doutora, fala com clareza e objetividade para a comunidade medica e a família sobre questões relevantes como pediatria, saúde e medicina nos tempos modernos, levando conhecimento e troca de informações aos quatro cantos do pais e mundo afora.

Já são mais de mil palestras ministradas em 30 anos de carreira, além de duas gerações de crianças crescendo saudáveis com a contribuição de seus ensinamentos.

Desde então, são desenvolvidos projetos que levam conhecimento ao maior numero possível de pessoas.

Com12 palestras já elaboradas, todas com linguagem simples e exemplos práticos, mas de alto teor informativo e elucidativo.

Porém, é possível elaborar palestras específicas, com temas sugeridos pelo contratante, desde que haja tempo suficiente para sua pesquisa e montagem.

Temas de Palestras:

- Os 1000 Primeiros dias de vida

Muitas doenças crônicas do adulto podem ter início na vida intrauterina. Além disso, os primeiros 2 anos de vida são essenciais para o desenvolvimento cerebral da criança.

- Vinculo Afetivo, Neuroplasticidade e Desenvolvimento Cognitivo e Bebes. 

Os laços que que a criança desenvolve com seus pais e cuidadores é o alicerce essencial para que o indivíduo possa ter uma vida emocionalmente mais equilibrada, mais  produtiva e com maior capacidade cognitiva.

- Origem fetal das doenças do adulto

Estudos científicos mostram que quando um bebê sofre uma restrição de crescimento dentro do útero materno, seus órgãos e sistemas podem sofrer alterações  fundamentais que determinarão, na vida adulta, condições de doença.

- Purecicultura no Século XXI

A agilidade na comunicação alterou a forma da relação entre pediatra e famílias.

A quantidade e diversidade de informações sobre como cuidar dos filhos é contraditória para pais e cuidadores. Esta palestra discute como se organizam e se relacionam os pediatras e suas orientações, com pais e cuidadores.

- Excesso de Ansiedade e a busca pela felicidade e qualidade de vida

A busca incansável pela felicidade, associada a velocidade na comunicação e a necessidade de consumo, tem gerado sérios problemas de saúde.

Saiba como identificar a Ansiedade, conheça seus males e aprenda a combater essa condição.

- Novas Formas de Comunicação em Saúde

As mídias digitais podem servir para disseminar informações de saúde e promover maior bem estar biopsicossocial, de forma bastante ágil e atualizada.

- Criança e o Ambiente

Diferente do que se acreditou ate pouco tempo atrás, a constituição genética não e o único determinante de um individuo.

As influências ambientais, além da constituição genética, podem determinar o caminho da saúde ou da doença - isso se chama epigenética.

- Disturbios do Sono

Dormir bem é uma questão de saúde. As principais causas de distúrbios do sono em crianças não necessariamente estão relacionadas às patologias.

- Doenças respiratórias em Pediatria

As doenças respiratórias são a principal causa de morbidade na fase pediátrica, sendo a primeira causa de mortalidade por doenças infecto contagiosas.

Conheça suas causas e formas de prevenção.

- Obesidade Infantil

Trata-se do distúrbio nutricional que mais cresce na infância. As causas são conhecidas, bem como o seu tratamento.

Entenda porque a obesidade é tão crescente e o que pode ser feito para mudar hábitos alimentares.

- A Importancia do Zinco na Diarreira Aguda

Discute-se qual o efeito do zinco na mucosa lesada por diferentes mecanismos de agressão. Diarreia e outras doenças.

- O Ensino Médico no Século XXI

Como ensinar medicina no século da comunicação?

Discutiremos questões essenciais que estruturam o ensino e aprendizagem da Medicina do século XXI.

 AT 02-09