André Palhano

André Palhano: Jornalista e fundador da Virada Sustentável, movimento de educação e mobilização para a sustentabilidade com edições em varias cidades. Acredita que o mundo melhor com o qual sonhamos já foi plantado, mas ainda necessita de atenção, rega e cuidado para vingar.




Vídeos



Artigos


Conheça o idealizador da Virada Sustentável, evento que transforma espaços urbanos

Há seis anos, ele trocou a vida de repórter de finanças pela organização de um evento de sustentabilidade que hoje chega a quatro milhões de pessoas.

O sobrado antigo, com cara e cheiro de casa de vó, numa rua tranquila da Vila Madalena, em São Paulo, esconde um minúsculo azulejo com o logo “Virada Sustentável”. Ali, num espaço simples que não lembra em nada uma agência de publicidade e muito menos uma empresa de eventos, funciona o QG de uma iniciativa que mobiliza nove cidades e um público estimado em 4 milhões de pessoas. À frente da Virada, André Palhano, um ex-repórter de finanças que se apaixonou por sustentabilidade.

Piracicabano de nascimento, jornalista de formação e empreendedor por vocação, Palhano passou por veículos como Agência Estado, Veja e Folha de S. Paulo, sempre na área de economia e finanças. Na Folha, foi convidado a escrever uma coluna sobre sustentabilidade. “Não entendia nada do assunto, mal sabia por onde começar”, confessa. Aceito o desafio, percebeu que a forma como o assunto era tratado na imprensa mais afastava do que atraía o cidadão médio. “Era preciso melhorar a narrativa”, afirma ele. Comunicar, nesse caso, significava ir além dos jornais. Por isso, junto com a esposa, a publicitária Mariana Amaral, decidiu criar um festival nos moldes da então já existente Virada Cultural – adotando o conceito de realização de vários eventos ao mesmo tempo.

Na primeira Virada Sustentável, realizada em 2011 em São Paulo, mesmo com um orçamento apertado, eles conseguiram atingir um público de cerca de 300 mil pessoas com 482 atrações em 78 locais. Passados seis anos, além da capital paulista, o evento em 2017 é realizado no Rio de Janeiro, em Manaus, Salvador, Porto Alegre, Campinas, Valinhos (interior de São Paulo), Ilhabela (litoral paulista) e Sinop, um dos maiores polos de produção de soja do país, no Mato Grosso. Tudo comandado a partir do velho sobrado com cara de casa de vó na Vila Madalena.

Tipos de Trabalho:

- Jornalista
- Mestre de Cerimonia
- Sustentabilidade

AT 09-08

 

Mande-nos uma Mensagem