Aline Castro é palestrante, consultora e mentora. Ampara líderes em decisões estratégicas organizacionais e pessoais e desenvolve programas de saúde emocional nas empresas. Professora de neurociência e saúde mental da Fundação Getúlio Vargas, do Hospital Albert Einstein e da pós-PUC digital, co-fundadora do Congresso Internacional de Felicidade, TEDx speaker e desenvolvedora de programas de lideranças em organizações como Volvo, Grupo Boticário e Latam.
Mestre em Governança Corporativa, com pesquisa na linha de Inteligência Emocional, e MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pelo ISAE/FGV, psicanalista em formação, especialista em Relações Internacionais e jornalista pela Universidade Federal do Paraná.
Master em mentoring, coaching, hipnose, programação neurolinguística e eneagrama nos EUA; especialista em nutrição ayurvédica na Índia e em psicologia positiva pela Universidade de Yale. Estudou na Alemanha, morou na Índia e foi correspondente na Itália e repórter no Rio de Janeiro e em São Paulo pela Rede Globo. Hoje, Aline Castro ministra palestras e aulas no Brasil e no mundo.
Media Training
Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:
Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.
Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.
BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.
BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.
Temas de Palestras:
- Setembro Amarelo: a importância da vulnerabilidade e da liderança humanizada;
- Outubro Rosa e o caminho do autocuidado e da autoliderança;
- Neurociência e Inteligência emocional no desenvolvimento de lideranças e equipes;
- Saúde emocional e segurança no trabalho;
- Performance e saúde emocional: o estado de flow;
- Gestão de mudanças e qualidade de vida;
- A ciência do bem viver e o propósito no trabalho;
- Liderança e gestão de equipes de alta performance;