TEMAS


Marcelo Tas

Formado em Engenharia Civil na USP, Marcelo Tas é comunicador, ator, jornalista, roteirista, produtor e diretor de TV. Com cerca de 13 milhões de seguidores, é um dos influenciadores mais premiados do país. Entre suas obras destacam-se o repórter ficcional Ernesto Varela, as séries infantis “Rá-Tim- Bum” (TV Cultura), o projeto de educação à distância “Telecurso” (Fundação Roberto Marinho/ TV Globo) e o humorístico CQC (Band).

Atualmente, Tas é colunista na rádio CBN e membro do Conselho de Professores do IBMEC, responsável pela Cátedra de Inovação e Jornalismo.

Marcelo Tas é o criador do “Beco das Palavras”, instalação do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e de “Humano”, game interativo no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). Já foi agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, entre eles a bolsa da Fulbright Comission, quando foi artista residente na NYU- New York University, nos Estados Unidos.

Palestras:

A Comunicação na Aceleração Digital
A Comunicação na Aceleração Digital tem por objetivo tornar os participantes capazes de analisar o cenário presente com discernimento, desenvolvendo uma postura questionadora para aprimorar suas tomadas de decisão e desenhar, estrategicamente, seus negócios e atividades de acordo com as mudanças constantes no mercado, com uma nova visão acerca da maneira de se comunicar na era da informação, sem utilizar de conceitos tecnológicos ou cruzamento de dados com profundidade e sim, entendendo e reconhecendo as novas tendências e como elas impactam no dia a dia das empresas e dos profissionais.

Redes sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital
Como a revolução digital potencializa a formação das redes sociais? Quais as virtudes e efeitos colaterais deste mundo mais aberto, vulnerável, veloz e transparente para negócios, cultura e educação? Como usar as redes com eficiência e criatividade? Uma das figuras exponenciais da internet brasileira, Tas compartilha nessa palestra suas experiências inovadoras na comunicação através de video, blog, twitter e outras ferramentas digitais.

Inovação: a criatividade na era digital
Nunca na história tivemos acesso a tanta informação. Mas quem tem que processar- transformar informação em conhecimento- continua sendo cada um de nós. Esta palestra sugere e discute: como aproveitar a revolução digital e a oportunidade de vivermos em rede para aprimorar com criatividade a troca de saberes e afiar a pontaria das nossas buscas?

Making of Marcelo Tas
Nesta palestra, o comunicador e educador Marcelo Tas abre seu histórico e compartilha seus métodos, processos e aprendizados de alguns dos seus projetos chave na carreira. Coordenador de criação do Telecurso, de games para o Museu do Amanhã e do Museu da Língua Portuguesa, na Fundação Roberto Marinho; além de uma vasta gama de séries e programas de TV como: o repórter Ernesto Varela, Castelo Rá-Tim-Bum, Vitrine e CQC. Tas aponta erros e acertos nos bastidores de criação e implementação de produtos ao longo da jornada que percorreu diante de tantas mudanças tecnológicas e de paradigmas. Hoje, Marcelo Tas é colunista de inovação na rádio CBN, professor de cursos de extensão do IBMEC SP e sócio de Torcedores.com, a segunda maior plataforma de conteúdo esportivo do Brasil.

Brasil, o País da Traquitana
Segundo o Aurélio, ‘traquitana’ é uma palavra do século 19 para carruagem de quatro rodas. Hoje significa aquele tipo de improvisação tecnológica para superar problemas do cotidiano: uma especialidade do brasileiro. Usar a criatividade digital pode ser uma arma de superação na economia digital globalizada?

Que língua fala a molecada digital?
Como as novas tecnologias entram e são usadas dentro de casa através dos jovens e crianças. Afinal, o que eles- os seus filhos- fazem trancados navegando na rede lá dentro daquele quarto?

Tipos de Trabalho: 

- Moderar de Debates
- Mestre de Cerimônias
- Apresentador
- Palestras

AT 04-09