TEMAS


Daniel Barros

Daniel Barros é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), tendo se especializado em psiquiatria pelo IPQ do Hospital da Clínicas da FMUSP , onde também realizou seu doutorado. Seu interesse pela interface entre a psiquiatria e a sociedade o levou a se graduar posteriormente em Filosofia, também pela USP.

No IPq, além de coordenar a o setor de Psiquiatria Forense, tem atuado em divulgação científica em diversas mídias, como sua coluna no Portal Estadão e sua participação no programa Bem Estar, da Rede Globo.

No Instituto do HC atua como coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor). É Sócio proprietário do Instituto Bem Estar, desde 2002, que fica em Osasco.

Como psiquiatra começou a escrever para o Estadão em 2011. Assina o Blog do Daniel Martins de Barros. Foca em temas triviais que azucrinam a vida das pessoas. Como exemplo, o post dele em 22 de julho explica como deverá ser o futuro da mulher e dona de casa que trabalha fora: Faça uma mulher feliz: mande-a trabalhar (e lave você a louça).

Dr. Daniel lançou em 2014 o livro Personagens ou Pacientes? – Clássicos da Literatura Mundial para Refletir sobre a Natureza Humana, pela Editora Artmed, em dupla com Táki A. Cordás, também psiquiatra. A obra, como informam os autores na sinopse, insere-se justamente no ponto em que se dá o encontro do psiquiatra e do psicólogo com o escritor.

Assim, diversos profissionais da saúde mental analisam obras da literatura mundial – sejam elas contos, romances ou até mesmo quadrinhos – que tangenciam o mundo da saúde mental. “Se, inicialmente, escritores falaram de doenças, agora médicos falam da literatura”, concluem como bandeira da obra, que também foi lançada em formato de eBook.

Temas de Palestras:

- Pilulas do bem estar:

Com base em sólidas evidências científicas, o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros reuniu 84 dicas para melhorar nossa qualidade de vida.

Seu foco é estimular atitudes mentais e comportamentos que ajudem a emagrecer, dormir melhor, estimular a mente e ter relacionamentos saudáveis.

Simples e bem-humoradas, suas pílulas de bem-estar mostram como incorporar hábitos benéficos e evitar os prejudiciais em sete áreas fundamentais: Pílulas para emagrecer, Pílulas para dormir, Pílulas da inteligência, Pílulas da felicidade, Pílulas calmantes, Pílulas do amor e Pílulas da longevidade.

Aliando a ciência ao cotidiano, o autor apresenta ainda quatro pílulas mágicas, que ganharam esse nome por serem eficazes em todas as áreas.

São lições essenciais para quem deseja viver mais e melhor. E sem efeitos colaterais.

Outros Temas de Palestras:

- Saúde
- Psiquiatria
- Filosofia
- Motivação e Superação
- Judicialização da Saúde
- Comportamento Humano.

AT 07-09