Caju & Castanha

São Paulo/SP


Caju & Castanha

Em 2014, a dupla fez o álbum Meu Deus Que País É Esse! foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras.




Caju & Castanha é uma dupla de embolada formada em Joboatão dos Guararapes, inicialmente composta por irmãos naturais de Recife, estado de Pernambuco.

Em 1975, Caju então com 12 anos de idade e Castanha com 7 anos fizeram uma participação no documentário Nordeste: Cordel, Repente, Canção, da cineasta Tânia Quaresma. Também apareceram cantando uma embolada do disco da trilha sonora do documentário.

No começo da década de 1980, os irmãos mudaram-se para São Paulo, onde inicialmente apresentavam-se em ônibus, participando do movimento de arte urbana da cidade. Em 1981 gravaram o seu segundo disco, Embolando na Embolada, pelo selo Jangada da EMI-Odeon. Entre outros artistas, Caju e Castanha foram retratados em filmes como Style Wars, além de inúmeras aparições na televisão, rádio, livros e reportagens. Foram convidados a apresentarem-se no programa Som Brasil, onde permaneceram co-apresentando o programa entre 1984 e 1989 ao lado de Ronaldo Boldrin e de Lima Duarte.

No ano de 1993, a dupla passou a ser conhecida nacionalmente através da embolada "Ladrão Besta e o Ladrão Sabido", do disco Solidão de um Caminhoneiro. Em 1997, a história da dupla foi contada no documentário Som da Rua, uma coprodução da TVE Brasil.

Em 2001, José Albertino da Silva (Caju) faleceu. Seu último show havia ocorrido em 1999, na edição do festival Abril Pro Rock. Em seu lugar entrou seu sobrinho, Ricardo Alves da Silva, que também assumiu o nome de Caju.

No ano de 2002, a dupla estrelou o curta-metragem Uma Pequena Mensagem do Brasil ou a Saga de Castanha e Caju contra o Encouraçado Titanic, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. Também dirigidos por Walter Salles, estrelaram em 2007 o curta-metragem À 8 994 km de Cannes, que integrou longa-metragem Chachun son cinéma, no qual 36 diretores comemoraram os 60 anos do Festival de Cannes.

Em 2014, a dupla fez uma participação, cantando, na minissérie Amores Roubados, da Rede Globo. No mesmo ano, o álbum Meu Deus Que País É Esse! foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. Os irmãos foram convidados pelo grupo de rock Vivendo do Ócio para participar do videoclipe da música "Futebol no Inferno", em referência à copa do mundo no Brasil. Essa parceria com a banda vem de tempos antes, tendo os repentistas participando de show do grupo como no Lollapalooza em 2013.

Tipos de Trabalhos:

- Presença VIP
- Cantores / Banda
- Emboladas

AT 10-09
Mande-nos uma Mensagem