TEMAS


Ricardo Rocha

Levar a tecnologia e a inovação para o varejo no Brasil é uma das missões do palestrante Ricardo Rocha. CEO da Softbox | LuizaLabs, está à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil: um laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza para os pequenos varejos.

O objetivo do LuizaLabs é criar soluções com foco no varejo, proporcionando aos clientes uma melhor experiência de compra. Engenheiros e desenvolvedores atuam nesse núcleo, orientados por Rocha, para levar alternativas inovadoras para todos os canais de venda da empresa, parceiros e clientes.

Em suas palestras, Ricardo Rocha leva a bagagem das experiências obtidas com a implementação de novas tecnologias que conseguiu levar para dentro de pequenas, médias e grandes empresas, impulsionando seus resultados.

Rocha também é referência quando falamos de transformação digital nas corporações e trabalha para disseminar a importância da cultura digital nos negócios do século XXI por meio da apresentação de cases e informações sobre resultados expressivos obtidos ao longo de sua trajetória como executivo e líder.

Essa autoridade foi atestada em 2018, quando 03 das suas empresas foram adquiridas pelo Magazine Luiza e declarada por este como um dos movimentos mais estratégicos realizados. Rocha se tornou um dos diretores da empresa na frente de produtos

Ricardo também tem outros projetos, como o Instituto Projeto de Vida, que impacta mais de 2.000 crianças por meio do contato com a educação e a tecnologia, além de mais de 200 profissionais desempregados, para que possam ser reinseridos no mercado de trabalho.

O palestrante combina seus conhecimentos obtidos com uma formação acadêmica que alinha Administração de Empresas e Sistema de Informação. Ele também tem um MBA em Gestão Comercial, tendo sempre como foco principal o comportamento e a geração de valor para pessoas, colaboradores e clientes.

Temas de Palestras Presencial e Online:

- Inovação e Tecnologia Para os Pequenos e Médios Negócios:

O pequeno empreendedor está em desvantagem tecnológica frente às grandes redes. Além disso, preço e variedade de produtos também são um grande desafio. Aprenda a usar os diferenciais competitivos de ser pequeno, inovando no atendimento, agilidade e conveniência. Veja como unir essas fortalezas às tecnologias existentes e disponíveis através de parcerias de valor que reduzirão o abismo tecnológico e trarão vantagens competitivas frente aos gigantes.
 
- Inovação no Varejo:
 
A inovação dos canais digitais chegou e os varejos físicos se renovaram, tornando-se multicanais. O canal físico foi rotulado como “tradicional” e predestinado à morte. Agora, uma nova onda de inovação chegou e a pessoalização é a grande alavanca. Estratégias de estímulos sensoriais, conexões emocionais, experimentação, customização, conveniência e envolvimento resgataram o canal físico ao protagonismo (até a Amazon cedeu). E agora, qual caminho seguir? Se sou apenas digital, devo abrir lojas? Se sou apenas físico, como me renovo? Aprenda com cases e técnicas que vão te conduzir à ações práticas que apontarão o caminho adequado para inovar no seu contexto de varejo. 

- Como Criar uma Cultura de Inovação:

 Muitos negócios enfrentam desafios em inovar porque estão focados em operar e otimizar, canalizando esforços predominantemente para seu ambiente interno. Alguns negócios estão tão internamente focados, que não dialogam mais com seus colaboradores e clientes, perdendo a sensibilidade em ampliar e conceber ofertas de valor e o significado do seu propósito. Capturado lucro no curto prazo, tornam-se obstinados, acelerando às cegas para cada vez mais longe das pessoas, colaboradores e clientes. Essa palestra faz provocações para resgatar o foco das empresas em sua razão de existência, com ações práticas que restabelecem uma cultura de inovação orientada às pessoas e experiências através de produtos, canais e processos comprometido com a entrega de valor útil e único, tendo o lucro como resultante.
 
- A Experiência do Cliente como Diferencial Competitivo:

Em um contexto de abundância de ofertas e canais, a competitividade de qualquer negócio é disputada no território do Consumidor. Nesta palestra,Ricardo Rocha aborda o tema em profundidade relacionando conceitos como Transformação Digital, processos em que o cliente é o centro da estrutura, geração de valor a serviço da nova disciplina do negócio chamada Experiência do Cliente.

AT 03-20