TEMAS


Laura Muller

Sexóloga, Psicóloga clínica com atuação na abordagem junguiana, além de jornalista. Está semanalmente no programa Altas Horas do Serginho Groisman, na Rede Globo.

Psicóloga clínica, educadora sexual e comunicadora social com pós-graduação em Educação Sexual, Laura Muller dividiu sua atuação profissional de jornalista com palestras por todo o Brasil com temas relacionados a sexualidade e relacionamentos.

Como formação acadêmica carrega na bagagem três bacharelados. Formou-se em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) (2007), Em Sexualidade, Educação e Terapia Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC (2000) e Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1990). Tem pós-graduação em Educação Sexual.

Começou a carreira como jornalista na Folha de S.Paulo, no caderno ABCD, e na Folha da Tarde, já extinta. Permaneceu lá de 1991 a 1996.

Foi editora de sexualidade do Grupo Abril de agosto de 1997 a janeiro de 2002 em São Paulo, SP e editora de Emoções e Sexo da revista Claudia, onde trabalhou de 1997 a 2001. Foi o trabalho na revista Claudia que a levou a fazer a pós-graduação em Educação Sexual para conhecer mais sobre o assunto.

Seus textos foram publicados em outras revistas como Veja, Vip, Playboy, Nova, Nova Escola, Elle e Capricho, além de Marie Claire, Um, Uma, Playboy, Vip, Vogue Homem, Elle, entre outras.

Também escreve para o site iGirl criado por ela no portal iG, desde outubro de 2011, com a coluna Sexo sem Neuras, atualizado a cada quinze dias, e para a revista Dia a Dia, do jornal Diário do Grande ABC, com a coluna SEXO, mensalmente nas bancas.

Desde agosto de 2011 é colunista do Diário do Grande ABC - Revista Dia-a-Dia, na coluna mensal Sex, o com foco na população adulta masculina e feminina.

Lançou três livros sobre a temática: 500 Perguntas sobre sexo e 500 Perguntas sobre sexo do adolescente, lançados pela editora Objetiva em 2001 e 2006, e Altos papos sobre sexo – dos 12 aos 80 anos, publicado pela editora Globo em 2009.

Na internet, foi colunista do portal Terra, dos canais Jovem e Mulher e fez vários chats para internautas no Uol, Terra, iG e Virgula.

Voltou a escrever para o Grupo Folha, assinando a coluna Sexo sem segredo, do jornal Agora.

Dá aulas como professora convidada dos cursos de Pós Graduação em Educação e Terapia Sexual da Faculdade de Medicina do ABC, das Universidades Salesiano e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Temas de Palestras

Especial Para Escolas

- Sexualidade: Como Educar Os Filhos?
- Como Falar Sobre Sexo Na Sala De Aula?
- Altos Papos Sobre Sexo: O Que Você Precisa Saber?

Subtemas

Em todos os encontros serão trabalhados quatro grandes eixos de conhecimento, que são pilares da Educação Sexual, a saber:

- Iniciação sexual
- Gravidez precoce
- Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids
- Limites

Altos Papos Sobre Sexo

Resumo da palestra

Como fazer para evitar as doenças? Como prevenir a gravidez fora de hora? O que é preciso saber sobre o prazer sexual? E como funciona o corpo feminino e o masculino na cama? Essas e outras questões são abordadas num bate-papo aberto, franco e divertido com a sexóloga Laura Muller. Que tal trazer a(s) sua(s) pergunta(s)?

Objetivos

- Esclarecer as principais dúvidas sobre sexo que preocupam, trazem curiosidade e angustiam a população em geral.
- Transmitir informações básicas para a saúde emocional e sexual da criança, do jovem, do adulto e do idoso.
- Orientar sobre quatro tópicos fundamentais para uma educação sexual de qualidade: sexo e gravidez; sexo e prevenção de doenças; sexo e prazer; sexo e limites.
- Abrir espaço para uma conversa franca sobre esse tema ainda tabu na nossa cultura, que é o sexo.

A Mídia Como Consultório

Resumo da palestra

A história da sexóloga Laura Muller com a mídia começou há mais de 20 anos, quando se formou em Comunicação Social (Jornalismo). Mais tarde viria a especialização em Educação Sexual e a nova formação, em Psicologia. Hoje ela integra essas áreas, tornando a mídia sua parceira em ações educativas que envolvem psicologia e sexualidade. Como esse modelo pode inspirar profissionais das mais variadas áreas? Qual o segredo para fazer da mídia uma aliada? Na palestra, Laura revela o que profissionais em formação ou já atuantes devem saber sobre ações de sucesso com tv, rádio, jornal, revista, internet e mídias sociais.

Objetivos

- Mostrar meios de fazer parcerias de sucesso com as mais variadas mídias: tv, rádio, jornal, revista e internet, incluindo mídias sociais.
- Estimular interlocuções entre áreas de conhecimento como Comunicação Social, Psicologia e Educação Sexual, entre outras.
- Ampliar o olhar do profissional em formação ou já atuante em relação ao impacto social e pessoal do trabalho com a mídia.

Além Do Sucesso Profissional

Resumo da palestra

Já ouviu o ditado Sorte no jogo, azar no amor? Muitas vezes parece impossível conciliarmos o sucesso financeiro e profissional com realizações na área dos relacionamentos amorosos e sexuais. Mas é possível equilibrar vitórias em ambas as áreas. Não é tarefa fácil, sabemos todos. Talvez o segredo seja conhecer melhor os mecanismos de prazer de homens e mulheres e como vencer possíveis obstáculos nessa complexa área. Para isso, a sexóloga Laura Muller traça um panorama da sexualidade humana através dos tempos, até os dias atuais.

Objetivos

- Abrir espaço para o profissional de sucesso (ou em busca de) saber mais sobre relacionamentos afetivo-sexuais saudáveis e prazerosos.
- Estimular reflexões que favoreçam o equilíbrio entre realização profissional e pessoal.
- Trazer à tona um assunto tabu (sexo) para que transformações nesse setor resultem em bem-estar ao profissional como um todo.